Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesAuditoria de FretesConciliação de Faturas
Como visualizar os motivos de divergência nos pedidos em conciliação

Como visualizar os motivos de divergência nos pedidos em conciliação

Identifique os motivos de divergências em Conciliação de Faturas

F
Escrito por Fellipe Sousa Silva
Atualizado há mais de uma semana

Com o objetivo de trazer mais transparência e agilidade ao processo de auditoria de faturas, permitimos que você visualize os motivos de divergência diretamente na tela de Pacotes em Conciliação dentro do TMS.

Agora, você pode identificar rapidamente por que determinado pedido apresentou divergência entre o valor cobrado pela transportadora e o valor esperado pelo sistema, sem depender de planilhas externas ou abertura de chamados.

Benefícios:

  • Transparência: permite visualizar o motivo exato da divergência entre o valor cobrado e o valor esperado.

  • Agilidade: elimina a necessidade de cruzar planilhas ou abrir chamados para entender as inconsistências.

  • Suporte à negociação: facilita a tomada de decisão ao negociar com a transportadora.

  • Inteligência no processo: traz mais clareza para o processo de auditoria e reduz o esforço operacional.

  • Exportação facilitada: permite exportar as informações diretamente da tela de conciliação, otimizando o controle interno.


Siga os passos abaixo para visualizar os motivos de divergência

  1. Acesse o menu de Conciliação de Frete -> Faturas

  2. Selecione de qual transportadora é a fatura que deseja analisar

  3. Acesse o detalhamento dos pedidos da fatura

4. Visualize quais são os motivos de divergência em cada pedido:

A coluna pode apresentar um ou mais dos seguintes tipos de divergência:

Duplicidade

  • O pedido já foi identificado na mesma fatura ou em faturas anteriores.

  • Quando esse motivo é identificado, nenhuma outra verificação é realizada.

CEP

  • Verifica se o CEP de origem e destino na fatura corresponde ao informado no pedido do TMS.

  • Caso haja divergência em qualquer um dos campos, o motivo será marcado como Divergência de CEP.

  • Importante: Se o CEP não for informado na fatura, essa verificação não é feita.

Peso

  • Verifica divergências entre os pesos (real, cubado ou considerado) informados no TMS e na fatura.

Taxa

  • Ocorre quando há diferença entre as taxas esperadas e as taxas cobradas, como por exemplo:

    • Taxa esperada não consta na fatura.

    • Taxa com valor diferente do esperado.

    • Taxa cobrada que não era esperada.

Tabela de frete

  • Essa divergência só é avaliada quando não há divergências de peso, taxa ou CEP.

  • Verifica se os preços cobrados (frete total, base, peso base) divergem dos preços esperados conforme a tabela cadastrada.


Com a nova coluna de motivo da divergência disponível em Conciliação, o processo de auditoria ficou muito mais rápido, transparente e eficiente.

Essa melhoria permite que você tome decisões mais informadas, sem depender de análises manuais ou apoio do time de suporte.

Agora, entender os detalhes de cada divergência está a apenas um clique de distância.

Respondeu à sua pergunta?