Pré-requisito(s): acesso ao Painel Intelipost (TMS).
Ferramenta(s): TMS (https://secure.intelipost.com.br/login/).
Essa tela contém as informações gerais de sua empresa, como nome, logotipo, dados de contato, dados de segurança, entre outros dados importantes. Para agilizar o atendimento da nossa equipe de Suporte, recomendamos que você sempre mantenha todos os dados desta tela atualizados.
1. Logue em sua conta do TMS e acesse a tela "informações da empresa":
Para isso, basta seguir o seguinte caminho:
Menu > Configuração > Informações da empresa
2. Atualize os dados de sua empresa:
2.1 - Dados básicos:
Ao iniciar o seu relacionamento com a Intelipost, é comum que a sua conta receba o nome Intelipost Demo. Porém, é muito importante que, quando você começar a usar de fato a sua conta, que você insira o nome fantasia correto da sua empresa aqui, assim como é muito importante que você mantenha todos esses dados atualizados. Desta forma, sempre que você precisar entrar em contato com um de nossos times, o atendimento prestado será mais rápido e mais eficiente.
2.2 - Endereço da empresa:
Essa seção é destinada ao endereço de sua empresa.
2.3 - Configuração de unidades da API de cotação:
É importante que as unidades de medida e o modo de cotação estejam alinhados com o que está configurado nas tabelas de frete e com o tipo de cotação utilizada em sua conta, para que não haja erros durante a cotação de frete. Por padrão, as cotações são realizadas com o peso em quilograma e as dimensões dos produtos em centímetros. Caso sejam essas as dimensões utilizadas, não é necessário fazer nenhum alteração nessa página.
O campo modo de cotação serve para definir como os produtos cotados serão agrupados e transformados em volumes. É com base nas dimensões destes volumes que será realizada a cotação.
Selecione a opção de caixa dinâmica que mais se adequa à sua operação. Caso você não preencha esse campo, a opção padrão que o TMS irá utilizar nas cotações será caixa dinâmica - todos os itens, então se essa opção satisfaz a sua operação não é necessário preencher este campo.
NÃO selecione a opção caixas registradas, pois isso irá parar as suas cotações de frete. Essa opção foi desenvolvida para quem não utiliza a cotação por produto ou por volume e possui caixas registradas para uso nas cotações de frete.
Caixa dinâmica - todos os itens: uma única caixa é gerada dinamicamente a partir das dimensões dos produtos cotados. Caso haja apenas 1 produto na cotação, a caixa terá as mesmas dimensões (comprimento, altura e largura) e peso do produto. Caso haja MAIS DE UM produto na cotação, será feito o seguinte cálculo para determinar as dimensões da caixa:
O maior valor de dimensão encontrado dentre todos os produtos cotados será considerado como a largura da caixa
As dimensões altura e comprimento serão definidas como explicado abaixo:
altura | largura | comprimento | quantidade |
21 | 31 | 26 | 20 |
Multiplique todos os valores: 21 x 31 x 26 x 20 = 338520
Divida o resultado da multiplicação pelo maior lado: 338520 / 31 = 10920
O valor da altura e comprimento será igual à raiz quadrada deste valor:
√10920 = 104,5
Caixa dinâmica por SKU: será gerada uma caixa para cada SKU distinto cotado, agrupando produtos de mesmo SKU em uma mesma caixa. O cálculo das dimensões destas caixas é igual ao cálculo do modo caixa dinâmica - todos os itens.
Caixa dinâmica - item único: será gerada uma caixa por item cotado e as dimensões de cada caixa serão iguais às dimensões de cada produto cotado.
Caixa dinâmica - peso máximo: serão geradas caixas com pesos limitados, não excedendo ao valor máximo de 30 kg. A eleição dos produtos que entrarão em cada caixa segue como descrito abaixo e produtos com pesos menores são alocados primeiro. O cálculo das dimensões destas caixas é igual ao cálculo do modo caixa dinâmica - todos os itens.
Se um produto tiver um peso que EXCEDA ao máximo estipulado, ele será colocado sozinho em uma caixa
Caso haja vários produtos que juntos não excedam o máximo estipulado, eles serão colocados em uma mesma caixa. Produtos só podem ser colocados juntos se suas somatórias não excedam o limite máximo estipulado
EXEMPLO 1: dois produtos de 20Kg → serão geradas duas caixas com um produto em cada, totalizando 20kg por caixa
EXEMPLO 2: dois produtos de 15Kg → será gerada uma caixa com dois produtos, totalizando 30Kg
EXEMPLO 3: dois produtos de 10Kg e um de 15Kg → serão geradas duas caixas: uma com dois produtos de 10Kg cada, e outra com um produto de 15Kg
Caso queira saber mais sobre cotação de frete, acesse a seção cotação de frete em nossa Central de Ajuda.
Altura | Comprimento | Largura | Quantidade |
21 | 31 | 26 | 20 |
Multiplique todos os valores: 21 x 31 x 26 x 20 = 338520
Divida o resultado da multiplicação pelo maior lado: 338520 / 31 = 10920
O volume da caixa será a raiz quadrada deste valor: √10920 = 104,49
2.4 - Configuração de unidades da API de pedidos:
É importante que as dimensões recebidas nos pedidos seja a mesma dimensão das cotações. Por padrão, as cotações são realizadas com o peso em quilograma e as dimensões dos produtos em centímetros.
É imprescindível que a dimensão e o peso dos seus produtos estejam com valores corretos em seu sistema a fim de evitar erros nas cotações, criações de pedidos e geração dos arquivos de coleta para a transportadora.
2.5 - Configuração de marcações:
Para auxiliar na classificação dos pedidos, temos disponíveis nesta tela 5 campos para inserção de marcadores. Para utilizá-los, basta preencher esses campos com os nomes dos marcadores de acordo com a sua necessidade e, dentro de cada pedido, basta selecionar o marcador desejado para aquele pedido. Esses marcadores ficam disponíveis tanto da tela de detalhes dos pedidos quanto nos relatórios
relacionados aos pedidos. O limite de tamanho deste campo é de 20 caracteres.
Seguem alguns exemplos de como utilizar os marcadores em seus pedidos:
Configuração dos marcadores dentro da tela "informações da empresa":
Aplicação dos marcadores dentro da tela detalhes do pedido:
Você pode usar mais de um marcador por pedido, como na imagem abaixo:
Ou usar apenas um marcador por pedido, como na imagem abaixo:Visualização dos marcadores dentro dos relatórios:
2.6 - Configuração de segurança:
Essa seção refere-se às configurações de segurança de sua conta, como as configurações para criação das senhas de acesso, quantos acessos o usuário poderá realizar sem ter que digitar seu e-mail e senha novamente (na tela de login), etc.
Ao finalizar, não se esqueça de clicar em salvar dados, ao final da tela.