Todas as coleções
Marketplaces
Como configurar sua conta Intelipost para receber cotações de frete em uma integração via Marketplace
Como configurar sua conta Intelipost para receber cotações de frete em uma integração via Marketplace

Leia o nosso manual para saber como configurar sua conta para receber cotações de frete em integrações com Marketplaces!

Uellison Vieira avatar
Escrito por Uellison Vieira
Atualizado há mais de uma semana

Pré-requisito(s): acesso à conta Intelipost (TMS).

Este artigo abrange os seguintes tópicos:

1. Orientações Gerais

1.1 Se você NÃO possui um contrato com a Intelipost:

A Intelipost oferece o serviço de cotação de frete para os vendedores dos marketplaces abaixo. Então caso você queira vender em um destes marketplaces, primeiramente você deverá abrir uma solicitação para criação de conta Intelipost de acordo com o processo em cada marketplace. Cada marketplace possui um processo diferente para isso, então acesse o artigo correspondente ao marketplace desejado e siga o passo a passo indicado.

Com exceção dos marketplaces Centauro e Leroy Merlin, após o envio da solicitação, uma conta Intelipost será criada e você receberá um e-mail com os dados de acesso em até 48 horas. Aguarde o recebimento destes dados e siga o passo a passo deste artigo para configurar a sua conta Intelipost. A API Key (chave API) de sua conta será enviada diretamente para o marketplace. Para os marketplaces Centauro e Leroy Merlin a configuração da conta Intelipost e das tabelas de frete será feita diretamente pelo próprio marketplace, então aguarde e siga as orientações enviadas por eles.

Para usufruir de nossas outras funcionalidades como emissão de etiquetas, expedição de pedidos e rastreamento de entregas, será necessário que você entre em contato com o nosso time Comercial para contratar esses módulos diretamente com a Intelipost.

Já para utilizar as funcionalidades de cotação de frete da Intelipost para os marketplaces abaixo, será necessário que você entre em contato conosco e contrate essas funcionalidades diretamente com a Intelipost.

1.2 Se você possui um contrato com a Intelipost:

Se você já é um cliente da Intelipost, entre em contato conosco para solicitar a integração de sua conta atual com o qualquer um dos marketplaces listados no tópico 1.1 sem custo adicional. Feito isso, as configurações de sua conta atual passarão a valer imediatamente para o marketplace integrado.


2. Como configurar o contrato dos Correios

Sua conta da Intelipost já virá com os métodos de envios dos Correios PAC e SEDEX integrados para cotação de frete, com o contrato padrão de balcão dos Correios configurado. Confira se o contrato configurado em cada um destes métodos é o contrato que você utiliza. Caso queira mudar o contrato, basta escolher o contrato desejado para que o sistema puxe os valores de frete de acordo com o contrato escolhido.

Caso você não utilize os métodos de envio dos Correios, você poderá desativar estes métodos e utilizar outra transportadora em suas cotações.

Para acessar as configurações dos métodos de envio dos Correios, acesse a tela minhas transportadoras em sua conta da Intelipost através do caminho abaixo:

Menu > Transportadoras > Minhas Transportadoras

mceclip0.png

Para desativar um método de envio, basta clicar na chave presente na coluna ativo. Se o método estiver ativo, a chave ficará verde e se o método estiver desativado, a chave ficará cinza.

Caso você queira editar o contrato dos Correios, clique em editar no método de envio desejado.

Escolha o contrato desejado no campo Serviço Correios.

Ao atualizar o contrato no campo acima, clique em salvar ao final da página.


3. Como solicitar e configurar tabelas de frete de outras transportadoras em sua conta

Caso você utilize outras transportadoras além dos Correios, veja abaixo a quantidade de transportadoras que você poderá adicionar tabelas de frete sem custo! Para adicionar tabelas para mais transportadoras além da quantidade permitida pelo marketplace, haverá um custo adicional por transportadora. Entre em contato com o nosso time Comercial para alinhar os custos.

  • Correios + 2 transportadoras sem custo: ABB, Carrefour, GPA, Leroy Merlin, Madeira Madeira e Zoom

  • Correios + 5 transportadoras sem custo: Centauro

3.1 Como enviar uma solicitação de inclusão de tabela de frete

Para abrir uma solicitação de inclusão de tabela de frete, acesse a tela minhas transportadoras em sua conta.

Menu > Transportadoras > Minhas Transportadoras

Clique em nova transportadora para abrir o formulário. É necessário abrir uma solicitação de inclusão de tabela de frete para cada transportadora que você utiliza em suas cotações.

Preencha todos os campos do formulário que será aberto e anexe os arquivos, em excel, correspondentes à tabela que você deseja incluir em sua conta. As planilhas devem estar no formato excel (.xlsx) e precisam estar desbloqueadas.

Segue abaixo a relação das transportadoras que já trabalham com o tabela de frete modelo Intelipost V2.5, que possui o prazo de 2 dias úteis para implantação. A solicitação da tabela no modelo Intelipost V2.5 deverá ser feita diretamente à transportadora. Caso queira saber mais sobre esse modelo, acesse o nosso artigo com orientações sobre tabela de frete modelo Intelipost V2.5.

  • B2log

  • Braspress

  • Carriers

  • Diálogo Logística

  • DLog

  • Entrega já

  • Flash Courier

  • Jadlog

  • Jamef

  • MD Translog

  • MMA Transportes

  • Prime

  • Total Express

  • Transfolha Transporte e Distribuição Ltda

  • Uello

Por último, marque a opção li e concordo com os termos e condições se você estiver de acordo e clique em envie seu formulário.

mceclip4.png

Após a finalização da inclusão de uma tabela de frete, você receberá um e-mail de confirmação e a tabela ficará disponível em sua conta no status em rascunho. Valide se os dados da tabela estão de acordo com o desejado e coloque-a em vigência, caso contrário elas não serão utilizadas nas cotações de frete!

3.2 Como validar um tabela de frete

Para validar os dados de uma tabela, faça uma cotação de frete utilizando ela.

Para isso, acesse a tela cotação de frete em sua conta através do caminho abaixo:

Menu > Cotação > Cotação de frete

Clique na chave no topo da tela, deixando-a na opção rascunho (a chave ficará na cor verde se tiver em rascunho e cinza se tiver em vigente).

mceclip1.png

Preencha os dados para o cálculo de frete e, ao finalizar, clique no botão calcular para ver as opções de envio, os custos e os prazos que retornarão.

O resultado sempre mostrará primeiro as opções de envio disponíveis e depois as opções não disponíveis.

Nos métodos de envio não disponíveis, é possível ver o motivo dele não ter sido retornado na cotação. Segue alguns exemplos: método de envio desativado, método excluído por regra de cotação, método excluído por retorno da API, método não abrange o CEP de destino, entre outros.

3.3 Como colocar uma tabela de frete em vigência

Acesse a tela minhas transportadoras através do caminho abaixo:
Menu > Transportadoras > Minhas Transportadoras

Encontre a transportadora que contenha tabelas em rascunho e clique em configurações - (1).

mceclip1.png

IMPORTANTE: sempre que houver alguma tabela pendente de ativação haverá um contador no botão de configurações.

Vá até o campo ações e selecione a opção colocar em vigência.

mceclip2.png

Ao fazer isso, aparecerá uma mensagem de confirmação, conforme mostra a tela abaixo. Basta clicar em "OK" e a tabela estará em vigência.

mceclip0.png

4. Como adicionar prazo de manuseio no prazo total de entrega

Sabia que é possível adicionar um prazo de manuseio no prazo total de entrega que é retornado nas cotações de frete? Essa configuração é feita por método de envio, então replique este tutorial para todos os métodos de envio que você deseja configurar um prazo adicional!

Acesse a tela minhas transportadoras em sua conta da Intelipost através do caminho abaixo:

Menu > Transportadoras > Minhas Transportadoras

mceclip0.png

Selecione a transportadora desejada e clique no botão editar.

mceclip7.png

IMPORTANTE: sempre que houver alguma tabela pendente de ativação, haverá um contador no botão de configurações. Então atente-se para validar e colocar essas tabelas em vigência para que elas sejam utilizadas em suas cotações de frete.

Insira o prazo adicional desejado no campo prazo adicional (em dias úteis).

mceclip8.png

Feito isso, desça até o final da tela e clique em salvar.


5. Como configurar o uso das dimensões dos produtos no cálculo do frete

Acesse a tela informações da empresa em sua conta, através do caminho abaixo:

Menu > Configuração > Informações da empresa

mceclip9.png

Verifique se as unidades de medidas configuradas na seção configuração de unidades da API de cotação são as mesmas configuradas nas tabelas de frete e com o tipo de cotação utilizada no marketplace, para que não haja erros durante a cotação de frete. Por padrão, as cotações são realizadas com o peso em quilograma e as dimensões dos produtos em centímetros. Caso sejam essas as dimensões utilizadas, não é necessário fazer nenhum alteração nessa página.

O campo modo de cotação serve para definir como os produtos cotados serão agrupados e transformados em volumes. É com base nas dimensões destes volumes que será realizada a cotação.

Selecione a opção de caixa dinâmica que mais se adequa à sua operação. Caso você não preencha esse campo, a opção padrão que o TMS irá utilizar nas cotações será caixa dinâmica - todos os itens, então se essa opção satisfaz a sua operação não é necessário preencher este campo. NÃO selecione a opção caixas registradas, pois isso irá parar as suas cotações de frete. Essa opção foi desenvolvida para quem não utiliza a cotação por produto ou por volume e possui caixas registradas para uso nas cotações de frete.

  • Caixa dinâmica - todos os itens: uma única caixa é gerada dinamicamente a partir das dimensões dos produtos cotados. Caso haja apenas 1 produto na cotação, a caixa terá as mesmas dimensões (comprimento, altura e largura) e peso do produto. Caso haja MAIS DE UM produto na cotação, será feito o seguinte cálculo para determinar as dimensões da caixa:

    • O maior valor de dimensão encontrado dentre todos os produtos cotados será considerado como a largura da caixa

    • As dimensões altura e comprimento serão definidas como explicado abaixo:

altura

largura

comprimento

quantidade

21 cm

31 cm

26 cm

20

  1. Multiplique todos os valores: 21 x 31 x 26 x 20 = 338520

  2. Divida o resultado da multiplicação pelo maior lado: 338520 / 31 = 10920

  3. O valor da altura e comprimento será igual à raiz quadrada deste valor:
    √10920 = 104,5 cm

  • Caixa dinâmica por SKU: será gerada uma caixa para cada SKU distinto cotado, agrupando produtos de mesmo SKU em uma mesma caixa. O cálculo das dimensões destas caixas é igual ao cálculo do modo caixa dinâmica - todos os itens.

  • Caixa dinâmica - item único: será gerada uma caixa por item cotado e as dimensões de cada caixa serão iguais às dimensões de cada produto cotado.

  • Caixa dinâmica - peso máximo: serão geradas caixas com pesos limitados, não excedendo ao valor máximo de 30 kg. A eleição dos produtos que entrarão em cada caixa segue como descrito abaixo e produtos com pesos menores são alocados primeiro. O cálculo das dimensões destas caixas é igual ao cálculo do modo caixa dinâmica - todos os itens.

    • Se um produto tiver um peso que EXCEDA ao máximo estipulado, ele será colocado sozinho em uma caixa

    • Caso haja vários produtos que juntos não excedam o máximo estipulado, eles serão colocados em uma mesma caixa. Produtos só podem ser colocados juntos se suas somatórias não excedam o limite máximo estipulado

    • EXEMPLO 1: dois produtos de 20Kg → serão geradas duas caixas com um produto em cada, totalizando 20kg por caixa

    • EXEMPLO 2: dois produtos de 15Kg → será gerada uma caixa com dois produtos, totalizando 30Kg

    • EXEMPLO 3: dois produtos de 10Kg e um de 15Kg → serão geradas duas caixas: uma com dois produtos de 10Kg cada, e outra com um produto de 15Kg

Caso você queira alterar algum dado desta tela, será necessário atualizar os campos inscrição estadual e regras disponíveis (regras para a geração da senha de acesso a sua conta) para conseguir salvar as alterações.

Feito isso, desça até o final da página e clique em salvar.


6. Como criar regras de cotação para aprimorar o seu leilão de frete

As regras de cotação são regras de negócio que impactam diretamente na cotação de frete, sendo possível criar regras para alterar o preço e/ou prazo de entrega entre, criar promoções, excluir determinados CEPs de destino das cotações outras ações.

Para consultar, editar, apagar ou criar novas regras de cotação, primeiramente é necessário acessar a tela regras de cotação em sua conta através do seguinte caminho:

Menu > Cotação > Regras de Cotação

mceclip3.png

Nessa tela é possível visualizar todas as regras de cotação criadas, filtrá-las pelas suas ações e/ou condições, deletar ou clonar uma regra, ativar ou desativar uma regra ou criar novas regras.

mceclip4.png

Para saber com mais detalhes o que faz cada ação e condição disponíveis para a criação destas regras, acesse este artigo.

Para te ajudar a aprimorar a sua operação, separamos abaixo alguns tutoriais de regras que você pode criar em sua conta:

Respondeu à sua pergunta?