Este artigo tem como objetivo fornecer informações sobre como funcionava o módulo de reembolso e orientar nossos clientes sobre como se adequar às novas diretrizes e políticas de reembolso dos Correios.
Como funcionava o módulo de reembolso na Intelipost?
Antes, não havia um processo automático do lado dos Correios para identificar pedidos sem movimentação ou que haviam sido perdidos.
Para solicitar o reembolso, era necessário abrir um pedido de informação (PI), e a Intelipost fazia a varredura constante de todos os pedidos entregues, identificando ocorrências passíveis de reembolso.
Em casos de pedidos extraviados ou com avarias, o reembolso era efetuado após a confirmação das informações pelos Correios. Já para casos de qualquer pedido atrasado poderia resultar na abertura de um pedido de informação (PI), e o reembolso era efetuado individualmente.
Agora, com as novas diretrizes e termos dos Correios, esse processo passa ser automatizado diretamente por eles, sem haver a necessidade da intervenção de um parceiro.
Quais são os requisitos necessários para seguir com o reembolso pelos Correios?
O reembolso é efetuado para clientes que possuem contratos com os Correios;
É necessário atualizar seus contratos com as novas políticas. A solicitação de atualização pode ser efetuada através do consultor comercial, agência de atendimento que o atende ou abertura de manifestação no fale conosco.
A partir de agora, como funcionará o reembolso diretamente com os Correios?
Reembolso por avaria/extravio: após 5 (cinco) dias sem movimentação, o pedido recebe o status de extravio e automaticamente, é aberto um pedido de investigação, com prazo de 15 (quinze) dias para ser finalizado. Caso o extravio seja confirmado, o valor é reembolsado em sua conta.
Reembolso por atraso conforme o nível de serviço contratado: O reembolso por atraso é calculado ao nível de serviço contratado, que visa estabelecer padrões de desempenho mínimo de entrega nos prazos oferecidos pelos Correios. Isso significa que, ao enviar os pacotes aos Correios, há metas de entrega a serem cumpridas. Com a implementação do nível de serviço, não haverá reembolso por atraso na entrega. Já para outros tipos de indenização como avaria/extravio, os mesmos permanecem inalterados.
O tópico a seguir, abordará informações a respeito do reembolso por atraso, conforme novas diretrizes e políticas dos Correios:
Como funciona o bônus de desempenho ao nível de serviço dos Correios?
O bônus de desempenho ao nível de serviço funciona da seguinte forma:
Caso a entrega dos Correios atingirem ou superarem as metas estabelecidas, não haverá o pagamento de bônus de desempenho.
No entanto, se as entregas dos Correios não atingirem as metas estabelecidas, você receberá um crédito em sua fatura.
Como funciona a avaliação do desempenho?
A avaliação de desempenho ocorre mensalmente, com base no sistema de rastreamento dos Correios, que faz a verificação das postagens com previsão de entrega no período.
Qualquer entrega após o prazo previsto, é considerado um atraso.
Informações detalhadas sobre o reembolso por atraso, serão explicados no próximo tópico.
Como é estabelecida as metas e bônus de performance pelos Correios?
As metas de performance variam por região e são calculadas considerando a região de origem e destino (DE/PARA), por exemplo: entregas que partem da região sudeste para a região sul, a meta de performance é de 96%
O bônus varia conforme o desvio em relação às metas por pacote contratado, por exemplo: para o pacote bronze, caso o desvio seja menor que -4% a -6%, o bônus é de 0,60%.
Como é efetuado o cálculo de prazo e ciclos de revisão?
Como é efetuado o cálculo de prazo e ciclos de revisão?
Os prazos de entregas podem ser revisados trimestralmente;
Durante estes ciclos, os prazos e níveis de serviços permanecem fixas, a menos que ocorram situações de força maior.
Ponto importante: Se o seu pacote não foi entregue, mesmo após o nível de serviço ter sido avaliado, será registrado pelos Correios um pedido de reembolso automaticamente por meio de integração com o sistema Fale Conosco.
Serviços Premium: (SEDEX 10, SEDEX 12 E SEDEX HOJE)
Estes serviços são acompanhados pelo nível de serviço, mas não afetam o cálculo de bônus, ou seja, se houver atraso na entrega desses serviços, a indenização é equivalente a
100% do valor da postagem, excluindo serviços adicionais, embalagens e Ad Valorem.
Ponto importante: a abertura de pedido de reembolso para serviços premium será efetuada de forma proativa pelos Correios, por meio de integração com o sistema Fale Conosco.
Para mais informações, você pode consultar o Termo de Condições Comerciais (serviços exclusivos) e os Termos de uso do Fale Conosco.
Para eventuais dúvidas ou assistência relacionada a esse artigo, nossa equipe está à disposição para ajudá-los.
Agradecemos a sua compreensão e confiança em nossos serviços.