Como iniciar o processo de contratação deste serviço?
Para poder utilizar e se beneficiar desta integração alguns pré-requisitos são necessários para que tanto a Intelipost quanto a J&T tenham os contratos de serviços estabelecidos para que a integração entre os sistemas possam operar corretamente:
O cliente deverá possuir um contrato de serviços com a Intelipost e ter uma conta ativa em nosso ambiente (TMS);
Ter um contrato de serviços firmado com a transportadora J&T para a utilização dos serviços de integração;
Ter os serviços de frete/tabelas negociados com a J&T e incluir via Painel TMS Nova Tabela de Frete e Nova Transportadora;
Iniciando o processo de integração com a J&T
Acessar o Painel do TMS e clicar no menu Integrações
Clicar no botão "Instalar" do aplicativo J&T
Passo 1 - Ao abrir a tela de instalação será apresentado a Configuração da transportadora:
Para começar a instalação é necessário que você já tenha em mãos alguns dados de configuração que devem ser obtidos com a transportadora:
API Account da J&T: Deve ser solicitado à transportadora e é utilizado para fazer o envio das PLPs para a J&T.
Private Key da J&T: chave privada da J&T
Esses dados você recebe logo após a contratação do serviço com a J&T. Caso não possua esses dados, entre em contato com a transportadora em https://www.jtexpress.com.br/.
Uma vez que tenha estes dados em mãos, poderá continuar com a instalação.
Passo 1.1: clique em VALIDAR para garantir que as credenciais inseridas estão corretas. Estando corretas, prossiga clicando em PRÓXIMO.
Passo 2 - Tela de configurações de envio
Nessa tela iremos configurar a forma de envio dos pedidos para a J&T. Os campos de configuração de envio já virão preenchidos com o padrão recomendado pela Intelipost, sendo possível alterar caso tenha necessidade específica. As descrições dos campos são:
Status para enviar pedido(PLP): Por padrão os macro status do pedido que podem ser enviados para a transportadora são: CRIADO (primeiro status do pedido na Intelipost), PRONTO PARA DESPACHO e DESPACHADO.
Status após o envio: Nesse campo é definido o status do pedido logo após do envio para a transportadora (PLP) por padrão recomenda-se ficar DESPACHADO
Opção de envio: Por padrão vem selecionado "Na criação do pedido" que significa que o pedido será enviado para a transportadora no momento que atingir o status selecionado no primeiro campo.
Exemplo: Se no primeiro campo estiver configurado para CRIADO, assim que o pedido chegar na Intelipost ele será enviado para a transportadora(PLP).
A outra opção seria o envio por horários específicos, com essa configuração os pedidos ficam acumulados e somente vão para a transportadora no(s) horário(s) selecionado(s).Exemplo: Se nesse campo estiver selecionado apenas o horário das 11:00, o pedido que chegou na Intelipost às 09:00 somente será enviado para a transportadora(PLP) às 11:00.
Passo 3 - Contatos da transportadora
Nessa etapa solicitamos as informações do contato responsável pela sua conta na transportadora, com essas informações iremos direcionar um e-mail contendo as credenciais de acesso da Intelipost para a transportadora. Você também receberá uma cópia desse e-mail.
Passo 4 - Credenciais de atualização para a transportadora
Nesta etapa são apresentados os mesmos dados enviados por e-mail na etapa anterior.
Caso necessário, é possível copiar as informações e enviar diretamente à transportadora.
Passo 5 - Tabela de frete
Caso deseje adicionar as tabelas de frete dessa transportadora, nessa tela, seleciona a opção Sim em Deseja adicionar tabela de frete? e preencha o formulário com os dados necessários:
Após preencher todas as informações necessárias, clique no botão Próximo.
Feito isso, seu ticket será aberto, um email será enviado para você e também uma mensagem irá aparecer com o número do ticket aberto para nossos times internos. Veja o exemplo abaixo:
Passo 6 - Finalização e Feedback
Nesse momento a integração já está realizada e você pode enviar os seus pedidos que irão para a J&T e o rastreamento será recebido aqui na Intelipost.
Nesta etapa, poder ser fornecido um feedback sobre o processo de instalação que acabou de ser realizado, esse feedback é fundamental para que possamos melhor cada vez mais sua experiência com nossos produtos.
Contato dos times de suporte e atendimento