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Integração com a Carriers

Integração Self Service com a Carriers para comunicação de coleta e rastreio.

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Escrito por Rodrigo Mancini
Atualizado há mais de uma semana

Como iniciar o processo de contratação deste serviço?

Para poder utilizar e se beneficiar desta integração alguns pré-requisitos são necessários para que tanto a Intelipost quanto a CARRIERS tenham os contratos de serviços estabelecidos para que a integração entre os sistemas possam operar corretamente:

  1. O cliente deverá possuir um contrato de serviços com a Intelipost e ter uma conta ativa em nosso ambiente (TMS);

  2. Ter um contrato de serviços firmado com a transportadora CARRIERS para a utilização dos serviços de integração;

  3. Ter os serviços de frete/tabelas negociados com a CARRIERS e incluir via Painel TMS Nova Tabela de Frete e Nova Transportadora;

Iniciando o processo de integração com a CARRIERS

Acessar o Painel do TMS e clicar no menu Integrações

Clicar no botão "Instalar" do aplicativo CARRIERS

Passo 1 - Centro de distribuição:

Selecione os centros de distribuição desejados para configurar a integração e clique em Adicionar:

Passo 2 - Credenciais na transportadora:

É necessário que você já tenha em mãos alguns dados de configuração que devem ser obtidos com a transportadora:

  • Usuário da API da CARRIERS: Deve ser solicitado à transportadora e é utilizado para fazer o envio das PLPs para a CARRIERS.

  • Senha da API da Carriers

Esses dados você recebe logo após a contratação do serviço com a CARRIERS. Caso não possua esses dados, entre em contato com a transportadora em https://site.carriers.com.br/comercial/.

Uma vez que tenha estes dados em mãos, poderá continuar com a instalação.

Passo 3 - Tela de configurações de envio

Nessa tela iremos configurar a forma de envio dos pedidos para a CARRIERS. Os campos de configuração de envio já virão preenchidos com o padrão recomendado pela Intelipost, sendo possível alterar caso tenha necessidade específica. As descrições dos campos são:

  1. Status para enviar pedido(PLP): Por padrão os macro status do pedido que podem ser enviados para a transportadora são: CRIADO (primeiro status do pedido na Intelipost), PRONTO PARA DESPACHO e DESPACHADO.

  2. Status após o envio: Nesse campo é definido o status do pedido logo após do envio para a transportadora (PLP) por padrão recomenda-se ficar DESPACHADO

  3. Opção de envio: Por padrão vem selecionado "Na criação do pedido" que significa que o pedido será enviado para a transportadora no momento que atingir o status selecionado no primeiro campo.
    Exemplo: Se no primeiro campo estiver configurado para CRIADO, assim que o pedido chegar na Intelipost ele será enviado para a transportadora(PLP).

    A outra opção seria o envio por horários específicos, com essa configuração os pedidos ficam acumulados e somente vão para a transportadora no(s) horário(s) selecionado(s).

    Exemplo: Se nesse campo estiver selecionado apenas o horário das 11:00, o pedido que chegou na Intelipost às 09:00 somente será enviado para a transportadora(PLP) às 11:00.

Passo 4 - Contatos da transportadora

Nessa etapa solicitamos as informações do contato responsável pela sua conta na transportadora, com essas informações iremos direcionar um e-mail contendo as credenciais de acesso da Intelipost para a transportadora. Você também receberá uma cópia desse e-mail.

Passo 5 - Credenciais de atualização para a transportadora

Nesta etapa são apresentados os mesmos dados enviados por e-mail na etapa anterior.
Caso necessário, é possível copiar as informações e enviar diretamente à transportadora.

Passo 6 - Tabela de frete

Caso deseje adicionar as tabelas de frete dessa transportadora, nessa tela, seleciona a opção Sim em Deseja adicionar tabela de frete? e preencha o formulário com os dados necessários:

Após preencher todas as informações necessárias, clique no botão Próximo.

Feito isso, seu ticket será aberto, um email será enviado para você e também uma mensagem irá aparecer com o número do ticket aberto para nossos times internos. Veja o exemplo abaixo:

Passo 7 - Finalização e Feedback

Nesse momento a integração já está realizada e você pode enviar os seus pedidos que irão para a Carriers e o rastreamento será recebido aqui na Intelipost.

Nesta etapa pode ser fornecido um feedback sobre o processo de instalação que acabou de ser realizado, esse feedback é fundamental para que possamos melhor cada vez mais sua experiência com nossos produtos.


Contato dos times de suporte e atendimento


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