Como iniciar o processo de contratação deste serviço?
Para poder utilizar e se beneficiar desta integração alguns pré-requisitos são necessários para que tanto a Intelipost quanto a Loggi tenham os contratos de serviços estabelecidos para que a integração entre os sistemas possam operar corretamente:
O cliente deverá possuir um contrato de serviços com a Intelipost e ter uma conta ativa em nosso ambiente (TMS);
Ter um contrato de serviços firmado com a transportadora Loggi para a utilização dos serviços de integração;
Ter os serviços de frete/tabelas negociados com a Loggi e incluir via Painel TMS Nova Tabela de Frete e Nova Transportadora;
Iniciando o processo de integração com a Loggi
Acessar o Painel do TMS e clicar no menu Integrações
Clicar no botão "Instalar" do aplicativo Loggi
Passo 1 - Escolher os Centros de Distribuição:
Para começar a instalação é necessário que você escolha quais os centros de distribuição irão ser utilizados para configurar a Loggi. Para isso selecione os Centro de distribuição nas opções apresentar e clique em adicionar.
Passo 2 - Tela de Credenciais da Loggi
Nessa etapa, você deve colocar as credenciais fornecidas pela Loggi. É com essas credenciais que nós iremos nos autenticar nas APIs da Loggi e com isso conseguir enviar as PLPs e fazer a busca dos eventos de rastreamento.
Após preencher as informações das credenciais, aperte o botão de validar para que possamos verificar as informações.
Estando tudo ok, iremos te encaminhar para a próxima etapa.
Passo 3 - Configurando os Centros de Distribuição
Nesse momento você deve fazer algumas configurações por Centro de Distribuição, como:
Identificador do embarcador
Opção de taxação de ICMS
Identificador do tipo de coleta
Identificador do embarcador
É o ID de identificação dentro da Loggi, eles costumam utilizar o nome "company_id". Essa informação é obrigatória.
Opção de taxação de ICMS
As opções disponíveis nesse campo são: ICMS taxado, ICMS não taxado e ICMS free.
Identificador do tipo de coleta
As opções disponíveis nesse campo são: pulverizada, dedicada, drop off, grade fixa e cross border.
Passo 4 - Tela de configurações de envio
Nessa tela iremos configurar a forma de envio dos pedidos para a Loggi. Os campos de configuração de envio já virão preenchidos com o padrão recomendado pela Intelipost, sendo possível alterar caso tenha necessidade específica. As descrições dos campos são:
Status para enviar pedido(PLP): Por padrão os macro status do pedido que podem ser enviados para a transportadora são: CRIADO (primeiro status do pedido na Intelipost), PRONTO PARA DESPACHO e DESPACHADO.
Status após o envio: Nesse campo é definido o status do pedido logo após do envio para a transportadora (PLP) por padrão recomenda-se ficar DESPACHADO
Opção de envio: Por padrão vem selecionado "Na criação do pedido" que significa que o pedido será enviado para a transportadora no momento que atingir o status selecionado no primeiro campo.
Exemplo: Se no primeiro campo estiver configurado para CRIADO, assim que o pedido chegar na Intelipost ele será enviado para a transportadora(PLP).
A outra opção seria o envio por horários específicos, com essa configuração os pedidos ficam acumulados e somente vão para a transportadora no(s) horário(s) selecionado(s).Exemplo: Se nesse campo estiver selecionado apenas o horário das 11:00, o pedido que chegou na Intelipost às 09:00 somente será enviado para a transportadora(PLP) às 11:00.
Passo 4 - Contatos da transportadora
Nessa etapa solicitamos as informações do contato responsável pela sua conta na transportadora, com essas informações iremos direcionar um e-mail contendo as credenciais de acesso da Intelipost para a transportadora. Você também receberá uma cópia desse e-mail.
Passo 6 - Credenciais de atualização para a transportadora
Nesta etapa são apresentados os mesmos dados enviados por e-mail na etapa anterior.
Caso necessário, é possível copiar as informações e enviar diretamente à transportadora.
Passo 7 - Finalização e Feedback
Nesse momento a integração já está realizada e você pode enviar os seus pedidos que irão para a Loggi e o rastreamento será recebido aqui na Intelipost.
Nesta etapa, poder ser fornecido um feedback sobre o processo de instalação que acabou de ser realizado, esse feedback é fundamental para que possamos melhor cada vez mais sua experiência com nossos produtos.