A comunicação via WhatsApp é cada vez mais importante para garantir uma boa experiência de entrega ao consumidor final. E agora, com a nova jornada de configuração do WhatsApp Business no TMS, ficou ainda mais simples e rápido ativar e gerenciar seus números, tudo diretamente pela plataforma Intelipost.
A funcionalidade está disponível no menu “Entregas” → “Configurar Entregas” e traz mais autonomia, escalabilidade e eficiência para a sua operação, além de atender às novas exigências da Meta, que agora requerem autenticação direta com a conta Meta Business de cada empresa.
Neste artigo, você vai aprender como configurar, autenticar e gerenciar seus números de WhatsApp de forma prática, segura e totalmente self-service.
Beneficios:
Configuração 100% self-service: Autentique seu número diretamente pelo TMS, sem precisar de suporte técnico.
Uso de número próprio: Utilize o número da sua própria empresa com autenticação via conta Meta Business.
Visualização dos números cadastrados: Veja o status, o nome de exibição e os detalhes de cada número integrado.
Compra de número via TMS: Caso você ainda não tenha um número, é possível adquirir um diretamente pelo TMS, com poucos cliques.
Menor esforço de implantação: Todo o processo pode ser feito por você ou pela sua equipe, reduzindo etapas de implantação.
Passo a passo: Como configurar o WhatsApp no TMS
No TMS, vá até “Entregas” → “Configurar Entregas” e clique em “Acessar WhatsApp Business”.
Clique em "Acessar WhatsApp Business"
Escolha como deseja configurar:
Já tenho um número: Adicione o nome que deverá aparecer no seu perfil e o número utilizado e siga as instruções para autenticação via Meta Business clicando em "entrar com facebook"
💡 Importante: Se você optar por adicionar um número de telefone já existente, esse número ficará dedicado exclusivamente aos envios realizados pela Intelipost.
Quero comprar um número: Clique em “Comprar número” e siga as etapas para aquisição.
Preencha os dados da sua empresa:
nome da empresa
CNPJ
Endereço
Logradouro
Número
Complemento
CEP
UF
Cidade
Adicione o cartão CNPJ e siga para a próxima etapa
Após os dados da empresa tenham sido devidamente cadastrados siga o passo a passo para de login na sua conta META (facebook)
Depois que todas as informações forem preenchidas, os dados serão analisados pela equipe da Meta.
⏳ Importante: o processo de aprovação pode levar até 5 dias úteis.
Assim que houver alguma atualização no seu cadastro, você receberá um e-mail com as informações.
Você também pode acompanhar o status diretamente no TMS, acessando:
Menu Entregas > Configurar Entregas > WhatsApp BusinessCaso os dados da empresa não sejam aprovados, acesse o TMS e corrija as informações de acordo com o retorno exibido na tela.
Com os dados aprovados, basta seguir o fluxo de conexão com o Facebook para realizar a compra do número comercial.
Como funciona o fluxo ao clicar em - Entrar com Facebook
Ao clicar no botão “Entrar com Facebook”, você será redirecionado ao fluxo de login do Facebook, onde deverá seguir algumas etapas para concluir a integração com o WhatsApp Business. Abaixo, explicamos o passo a passo completo:
Etapas do fluxo de autenticação com Facebook
1. Tela de autenticação
Nesta etapa, você deve inserir suas credenciais do Facebook ou do Meta Business. É essa autenticação que valida o acesso à conta empresarial da Meta.
2. Tela de autorização
Você verá uma tela solicitando autorização para o aplicativo acessar determinados dados da sua conta empresarial. É necessário aceitar os termos para seguir com a configuração.
3. Tela de portfólio empresarial
Aqui você deverá escolher o portfólio empresarial ao qual sua conta está vinculada.
Serão listados todos os portfólios existentes que você possui ou tem acesso.
Caso ainda não tenha um portfólio ou queira criar um novo (desde que não tenha atingido o limite), essa tela permitirá isso.
Se o limite de portfólios já tiver sido atingido, será exibido um aviso informando.
4. Tela de seleção do WABA (Conta Comercial do WhatsApp)
Você verá as WABAs (WhatsApp Business Accounts) já criadas dentro do portfólio selecionado anteriormente.
Se quiser, poderá criar uma nova WABA, desde que o limite não tenha sido atingido.
Caso esteja criando um novo portfólio, essa será a única opção disponível.
Ao selecionar uma WABA existente, você poderá visualizar os perfis telefônicos já cadastrados e também terá a opção de criar um novo.
5. Tela de criação do WABA
Nesta tela você irá:
Definir o nome, categoria e uma descrição pública para seu perfil de WhatsApp Business.
Essas informações serão exibidas no aplicativo do WhatsApp para os usuários que visualizarem o perfil do número comercial.
Se tiver selecionado um perfil existente, os dados atuais serão exibidos.
Importante: alterações em perfis existentes devem ser feitas diretamente no WhatsApp Manager.
6. Tela de revisão de permissões
Esta tela apresenta um resumo das permissões que serão concedidas ao seu aplicativo. Revise com atenção antes de confirmar.
Se sua empresa ainda não utiliza o WhatsApp pela Intelipost, você pode demonstrar interesse diretamente pelo TMS, entre em “Entregas” → “Configurar Entregas" → "Acessar WhatsApp Business" e preencha o formulário de interesse que o nosso time comercial entrará em contato.
Com essa nova experiência de configuração, você tem mais controle sobre o canal de comunicação com seus clientes, podendo usar seu próprio número e acompanhar tudo em um só lugar.