Uma ocorrência é qualquer evento associado ao macro status averiguar falha na entrega, ou seja, são eventos que impedem a entrega de acontecer. Isso envolve avarias, extravios, cliente ausente, endereço não localizado ou quaisquer outros fatores que não tenham sido planejados. Sendo assim, as ocorrências devem sempre ser acompanhadas de perto!
Gerenciar entregas com ocorrências pode ser um dos maiores desafios da operação logística. Pensando nisso, agora, a aba Total de Pedidos destaca de forma visual os pedidos com ocorrência.
Essa funcionalidade permite que você identifique rapidamente entregas que exigem atenção imediata, agilizando a tomada de decisão e o contato com transportadoras ou clientes.
Benefícios:
Mais visibilidade sobre as entregas com problemas;
Acesso rápido à lista de pedidos com ocorrência;
Facilidade para identificar o motivo da falha, seja destinatário ausente, endereço insuficiente ou outras ocorrências;
Apoio na priorização de ações preventivas,
Gestão mais eficiente e proativa da sua operação logística.
Passo a passo: como visualizar os pedidos com ocorrência
Acesse o menu
Entregas > Gestão de Pedidos
.No topo da tela, localize a aba Total de Pedidos. Agora, ela exibe um alerta visual indicando a quantidade de pedidos com ocorrência.
Clique em "Conferir ocorrências" para abrir diretamente a visualização dos pedidos com problemas.
Na tela de Pedidos com Ocorrência, você verá:
O número total de pedidos impactados;
Um gráfico por tipo de ocorrência, como:
Destinatário ausente
Endereço insuficiente
Carga recusada pelo destinatário, entre outros;
Um gráfico por transportadora, com a quantidade de pedidos com falha por operador logístico;
A lista detalhada de pedidos, com informações como número do pedido, destinatário, UF destino e data da criação.
Use o campo de busca para localizar pedidos específicos por número.
Como consultar os detalhes de um pedido via API
Caso você queira saber mais detalhes de um pedido com ocorrência, você pode realizar uma consulta através da nossa documentação técnica (via API), que está disponível neste link.
Na opção pedido de entrega você consegue consultar algumas informações dos seus pedidos como os volumes e os status.
Para fazer uma consulta, basta clicar em try it out, inserir o número do pedido, a API Key da sua conta e clicar em send request.
Feito isso, você poderá consultar mais informações do pedido, conforme imagem abaixo:
Agora ficou ainda mais fácil identificar gargalos, agir proativamente e garantir uma experiência de entrega mais eficiente para seus clientes.