Pré-requisito(s): acesso ao Painel Intelipost (TMS).
Ferramenta(s): TMS (https://www.intelipost.com.br/).
Este artigo abrange os seguintes tópicos:
Qual a finalidade das embalagens (caixas) e como criá-las
Referente ao artigo, tive algumas solicitações para o cliente Suprevida e em retorno sinalizaram que a funcionalidade não está finalizada e seria o caso de seguir como aposta. Desta forma, não se comportando conforme expectativa do cliente final.
1. Então o campo peso das embalagens (item obrigatório) acaba não tendo influência na cotação;
2. A quantidade de itens também não estava sendo respeitada, isso é uma opção que está sinalizada em nossa comunicação.
Essas foram as análises que tivemos seguindo pelo AC.
Na documentação, está com a funcionalidade "caixa registrada" em construção.
1. Introdução sobre as caixas
Hoje na Intelipost as cotações são feitas por produto ou por volume, utilizando uma cubagem calculada a partir do peso e das dimensões de cada produto. Porém nós também oferecemos a possibilidade de realizar as cotações por caixas ao invés de utilizar as dimensões e peso dos produtos.
Por exemplo, vamos supor que você possui uma loja de móveis e gostaria de cotar a entrega de duas cadeiras. Utilizando a cotação padrão ao invés da cotação por caixas, a cotação seria feita considerando as dimensões de cada cadeira de forma individual, como se cada cadeira fosse ser entregue posicionadas lado a lado (pois durante a cotação as dimensões das cadeira são somadas).
Porém sabemos que é possível entregar essas cadeiras posicionadas uma dentro da outra, o que deixaria o frete mais barato e ocuparia menos espaço. Então se fôssemos considerar a forma padrão do TMS de calcular a cubagem dos produtos, isso encareceria a cotação e informaria ao transportador que essas cadeiras ocupariam um volume muito maior para serem entregues do que o volume real que elas ocupam.
Esse seria um bom exemplo de utilização das caixas, pois nesse cenário, a melhor opção para cotar essa entrega seria criar uma caixa com as dimensões reais que essas cadeiras ocupariam em uma caixa.
2. Como criar caixas no TMS
Para acessar a tela de caixas no TMS, acesse o seguinte caminho:
Menu > Cotação > Configuração > Embalagens
Nessa tela é possível criar, editar ou deletar as caixas. Essa tela funciona em conjunto com a tela grupos de produtos, então, para saber mais sobre como criar um grupo de produtos, clique aqui.
Para criar uma nova caixa, clique em adicionar caixa.
Descrição: nome da caixa.
Grupo de produtos: selecione qual o grupo de produtos que equivale às dimensões da caixa que você está criando. Só é possível selecionar um grupo de produtos por caixa, porém esse campo não é obrigatório. Você pode criar uma caixa genérica, sem especificar um grupo de produtos.
Quantidade: este campo está em construção, então o seu preenchimento não é obrigatório e o que for inserido aqui não afeta a cotação de frete.
Largura/altura/comprimento: insira as dimensões da caixa nesses campos. Ao realizar uma cotação, o produto só será colocado em uma caixa caso ele sozinho ou junto aos demais, não excedam a altura máxima da caixa. Se nenhuma caixa for capaz de armazenar determinado produto, a cotação apresentará um erro do tipo "Item skuXXX is too large to fit into any box"
Peso: embora este campo seja obrigatório, ele está em
Ao terminar de preencher os campos, lembre-se de ativar a caixa e clicar em salvar.
3. Como habilitar a cotação por caixas no TMS
Para utilizar as caixas previamente criadas em sua conta como base para a cotação de frete, é necessário trocar, na tela informações da empresa, a opção selecionada no campo modo de cotação para a opção caixas registradas. Habilitando a opção caixas registradas, a cotação de frete passará a usar as caixas registradas como base para a cotação de frete e, atualmente, não é possível mesclar os modos de cotação, então é necessário que você já tenha criado todas as caixas que serão utilizadas nas cotações antes de habilitar essa opção em sua conta.
Para habilitar a cotação por caixas no TMS, acesse o seguinte caminho:
Header> Configuração > Informações da empresa
Encontre o campo modo de cotação e selecione a opção caixas registradas.
Feito isso, clique em salvar dados ao final da página.
4. Exemplos de caixas que você pode criar em sua conta
Para criar uma nova caixa, você pode seguir uma das sugestões abaixo:
Caixas contendo um grupo de produtos específico: você pode criar uma caixa para um grupo de produtos em específico. Por exemplo, se você possui uma loja de móveis e você sabe o volume que cada produto ou conjunto que você vende ocupam em uma caixa para serem entregues, você pode criar primeiro os grupos de produtos para os seus produtos e conjuntos e depois criar uma caixa para cada grupo de produtos, como na imagem abaixo. Porém, se o catálogo de produtos no seu e-commerce for muito longo, criar uma caixa para cada grupo de produtos pode ser muito demorado. Sendo assim, se você preferir, você pode criar caixas genéricas.
Caixas genéricas: as caixas genéricas são caixas criadas sem um grupo de produtos especificado. Como não é possível mesclar os tipos de cotação, se você optar por utilizar as caixas registradas para a realização das cotações de frete, uma boa forma de ter caixas criadas para abranger todos os seus produtos sem precisar criar uma por uma é criar caixas genéricas. Você pode criar diversas caixas genéricas com tamanhos diferentes, assim, quando uma cotação for realizada em seu e-commerce, se o produto cotado não estiver especificado em uma caixa, ele será encaixado na menor caixa genérica que couber ele.
5. Informações adicionais
Como explicado anteriormente, é possível criar caixas especificando ou não um grupo de produtos. As caixas criadas com um grupo de produtos especificado serão usadas para cotar apenas os produtos correspondentes de cada caixa. Já as caixas genéricas serão utilizadas para cotar os produtos que não estão especificados em nenhuma caixa.
O campo quantidade é referente à quantidade de grupos de produtos que cabem dentro de cada caixa. Você pode criar grupos de produtos contendo apenas um item (como um grupo de produtos para uma cadeira) assim como você pode criar um grupo de produtos para um conjunto (uma mesa + 4 cadeiras). Para as caixas contendo um grupo de produtos de um conjunto, atente-se ao número que você irá colocar no campo quantidade, pois se você criou uma caixa para um conjunto e colocar 2 nesse campo, o TMS entenderá que cabem 2 conjuntos nessa caixa (ou seja, 2 mesas + 8 cadeiras). Já nas caixas contendo um grupo de produtos de um item individual, você pode colocar mais do que 1 no campo quantidade. Por exemplo, você pode criar uma caixa que cabe 1 ou 2 cadeiras, então nesse caso, coloque nesse campo o número máximo de produtos que cabem na caixa.
Para as caixas genéricas, o campo quantidade também serve para especificar quantos produtos cabem na caixa. Então se o consumidor final comprar 2 produtos que não estão especificados em uma caixa e as dimensões somadas desses 2 produtos estiverem de acordo com as dimensões de uma das caixa genérica, eles só serão enviados na mesma caixa se o campo quantidade estiver com um valor maior ou igual a 2.
Garanta que todos os produtos vendidos em seu e-commerce caibam em alguma caixa, seja ela específica ou genérica, pois se não couber, a cotação não ocorrerá (retornará um erro).