Pré-requisito(s): acesso ao Painel Intelipost (TMS).
Ferramenta(s): TMS (https://www.intelipost.com.br/).
Você sabia que é possível criar regras de frete por CEP de destino dos pedidos e/ou CEP de origem? Você pode usar essas condições para criar promoções para faixas de CEP determinadas, criar regras de negócio para determinados centros de distribuição e mais!
Caso queira saber mais sobre as regras de cotação, acesse esse artigo.
1. Acesse a tela "regras de cotação" no TMS:
Para acessar essa tela, basta seguir o seguinte caminho:
Menu > Cotação > Regras de Cotação
Para criar uma nova regra, clique em adicionar nova regra.
2. Configure o nome, o período de validade e as condições dessa regra:
No campo nome desta regra, recomendamos a inserção de um nome que facilite na identificação e na busca por esta regra na lista.
O campo período de validade é o único campo de preenchimento opcional. Se você deixá-lo em branco, a regra permanecerá ativa até que você a desative manualmente. Se você preencher esse campo, a regra será válida somente pelo período de tempo inserido aqui.
No campo selecionar condições, selecione a condição desejada. Caso você queira criar essa regra para determinadas faixas de CEP do destinatário de seus pedidos, selecione a condição CEP região. Agora se esta regra for para determinados CEP's de origem, ou seja, os CEP's de seus centros de distribuição, selecione a condição CEP origem.
É possível inserir mais de uma condição em cada regra, então você pode mesclar diversas condições se desejar. Você também pode criar uma regra de cotação utilizando as duas condições simultaneamente. Nesse caso a regra só será aplicada caso os CEP's de destino e de origem pertencerem aos intervalos inseridos nesta regra.
Para inserir faixas de CEP em massa, clique em baixar modelo e preencha o arquivo com as faixas de CEP desejadas. Feito isso, clique no botão choose file para escolha o arquivo e clique em importar.
IMPORTANTE: as colunas da planilha modelo devem estar configuradas como texto e não como número, pois os CEPs precisam conter 8 dígitos cada um, incluindo o número zero do início do CEP, pois se você deixar a formatação dos valores como número o valor zero do início será removido (e CEP ficará com 7 dígitos) e ocorrerá falha na importação.
A planilha a ser importada deverá seguir o modelo abaixo.
As faixas de CEP importadas serão exibidas na tela, conforme exemplo abaixo:
3. Configure a ação e salve essa regra:
Após configurar as condições de sua regra, defina qual será a ação dessa regra selecionando a ação desejada. Só é possível selecionar uma ação por regra.
Ao terminar a configuração da sua regra de cotação, clique em salvar. Ao terminar a configuração da sua regra de cotação, clique em salvar. Também lembre-se de ativar essa regra e de verificar se a prioridade atribuída satisfaz as condições criadas. Para saber mais sobre como definir a prioridade das suas regras, acesse esse artigo.
Outro ponto muito importante na criação de novas regras de cotação é testá-las para ver se está tudo funcionando como o esperado. Se quiser, você pode utilizar esse link para a realização de testes ou criar cotações de teste em sua conta.