Pré-requisito(s): acesso ao Painel Intelipost (TMS).
Ferramenta(s): TMS (https://www.intelipost.com.br/).
Esse artigo mostra as funcionalidades da aba misto, da tela modos de retorno da API, e como criar regras de exibição das opções de frete em seu e-commerce. Se você ainda não conhece a tela modos de retorno da API, leia esse artigo para saber mais.
1. Introdução das funcionalidades da aba misto da tela modos de retorno da API
Para isso, siga o seguinte caminho:
Menu > Cotação > Configuração > Modos de retorno da API > clique na aba misto
Na aba misto é possível mesclar as regras criadas entre regras com filtros (que no caso o resultado retornado vai depender das condições aplicadas nos filtros) e regras fixas (selecionando qual o método de envio desejado).
Na imagem abaixo, foi configurado que apenas dois métodos de entrega serão exibidos no e-commerce: o método mais rápido (dentre os métodos classificados como expresso) e o método correios PAC (que é fixo).
2. Como configurar um método novo através dessa aba?
2.1 Como configurar um método novo, através dessa aba, utilizando o tipo "filtro"
Ao clicar em adicionar método você precisa preencher os seguintes campos:
Tipo: escolha a opção filtro;
Prioridade: define a ordem de exibição dos métodos de envio retornados em cada uma das regras criadas nessa aba. Os métodos com as prioridades mais altas serão os primeiros a serem exibidos no e-commerce;
Descrição exibida: nome da opção de frete retornada nessa regra. Esse é o nome que aparecerá no e-commerce;
Condições:
Mais Barato (preço): mostra as opções de frete, em ordem crescente ou decrescente, de acordo com o preço final do frete (considerando as regras de cotação);
Mais Barato (custo): mostra as opções de frete, em ordem crescente ou decrescente, de acordo com o custo do frete (o custo do frete é o valor extraído da a tabela de frete, que é o valor que será pago para a transportadora);
Mais Rápido: mostra as opções de frete, em ordem crescente ou decrescente, de acordo com o prazo de entrega, considerando o prazo definido na tabela de frete + regra de cotação + prazo de manuseio.
Tipos de Método: essa informação é extraída das configurações de cada método de envio.
Para saber qual o tipo de método de um método de envio em específico, acesse transportadoras > minhas transportadoras > clique em editar no método de envio desejado.Essa informação estará no campo tipo de método.
Os métodos de envio retornados pelas regras criadas por filtros não são fixos. Ou seja, os métodos exibidos serão sempre os que correspondem às condições das regras criadas e isso pode variar com o passar do tempo. Por exemplo, vamos analisar a regra criada na imagem abaixo:
Nessa regra, será exibido para o consumidor final uma opção de frete que será denominada como normal e, dentre todos os métodos de envio classificados como normal, o método de envio exibido para o consumidor final será o que tiver o valor final de frete mais barato. Vamos supor que o método de envio retornado para o consumidor final nessa regra seja o método X, porém, em algum momento você mudou a classificação desse método de envio de normal para expresso. Sendo assim, esse método não será mais retornado nessa regra e o novo método retornado nessa regra irá mudar.
2.2 Como configurar um método novo, através dessa aba, utilizando o tipo "fixo"
Ao clicar em adicionar método você precisa preencher os seguintes campos:
Tipo: escolha a opção fixo;
Prioridade: define a ordem de exibição dos métodos de envio retornados em cada uma das regras criadas nessa aba. Os métodos com as prioridades mais altas serão os primeiros a serem exibidos no e-commerce;
Descrição exibida: nome da opção de frete retornada nessa regra. Esse é o nome que aparecerá no e-commerce;
Método de Entrega: escolha o método de entrega desejado.
3. O que acontece se a opção "gostaria de esconder os valores duplicados" estiver ativa, como na imagem?
Se um mesmo método de envio for o resultado de mais de uma regra, o método de envio que aparecerá para o consumidor final será o método retornado pela regra que tiver a maior prioridade. Por exemplo, aqui temos 2 regras que utilizam o mesmo tipo de método (entrega no mesmo dia), então é possível que essas duas regras retornem o mesmo método de envio. Sendo assim, o método de envio que aparecerá no seu e-commerce será o de maior prioridade (nesse caso o método de prioridade 3).