Pré-requisito(s): acesso ao Painel Intelipost (TMS).
Ferramenta(s): TMS (https://www.intelipost.com.br/).
Esse artigo mostra as funcionalidades da aba modo detalhado, da tela modos de retorno da API, e como criar regras de exibição das opções de frete em seu e-commerce. Se você ainda não conhece a tela modos de retorno da API, leia esse artigo para saber mais.
1. Introdução das funcionalidades da aba modo detalhado da tela modos de retorno da API
Para isso, siga o seguinte caminho:
Menu > Cotação > Configuração > Modos de retorno da API > clique na aba modo detalhado
A aba modo detalhado é a que possui mais opções de condições e ações para a criação das regras. Nessa aba, além de selecionar a condição e o tipo de método para cada regra, é possível adicionar ações.
2. Como configurar um método novo através dessa aba?
Ao clicar em adicionar método você precisa preencher os seguintes campos:
Prioridade: define a ordem de exibição dos métodos de envio retornados em cada uma das regras criadas nessa aba. Os métodos com as prioridades mais altas serão os primeiros a serem exibidos no e-commerce;
Descrição exibida: nome da opção de frete retornada nessa regra. Esse é o nome que aparecerá no e-commerce;
Condições:
Mais barato/mais caro (custo): mostra as opções de frete, em ordem crescente ou decrescente, de acordo com o custo do frete (o custo do frete é o valor extraído da a tabela de frete, que é o valor que será pago para a transportadora);
Mais barato/mais caro (preço): mostra as opções de frete, em ordem crescente ou decrescente, de acordo com o preço final do frete (considerando as regras de cotação);
Mais rápido/mais demorado: mostra as opções de frete de acordo com o prazo de entrega, considerando o prazo definido na tabela de frete + regra de cotação + prazo de manuseio.
Método de entrega: aplica a regra apenas para método de entrega escolhido;
Melhor/pior: essas duas opções são calculadas automaticamente com base na combinação entre o preço e o prazo de entrega de cada método. Então o método de envio que for mais barato e com o menor prazo de entrega será o melhor;
Todos: aplica a regra para todos os métodos de envio.
Aqui é possível criar algumas ações parecidas com as ações disponíveis nas regras de cotação, mas aqui é possível aplicar a regra por tipo de método (normal, expresso, etc). Já nas regras de cotação só é possível aplicar para o método de envio (Correios PAC, Loggi, etc).
Aqui também é possível adicionar mais de uma ação para cada regra. Para adicionar uma ação, escolha a ação desejada e o valor e clique em salvar ação +
3. Alguns exemplos práticos de utilização dessa aba:
Nesse exemplo foi utilizada a tela modos de retorno da API para definir que todos os produtos vendidos nesse e-commerce tenham pelo menos uma opção de frete grátis.
A primeira regra fixa que, para o método de envio mais barato (custo) o frete será grátis (pois fixou o valor do frete em R$0) e também exclui o método de envio que tiver um valor melhor.
A segunda regra irá retornar no e-commerce o método de envio mais rápido. Essa regra não define o valor do frete, então o valor retornado no e-commerce será baseado na tabela de frete + regras de cotação. Essa regra exclui o método de envio com o melhor valor.
A última regra funciona como uma regra complementar da segunda regra. Ela fixa o valor do frete em R$0 para o melhor método de entrega (lembre-se que o melhor é uma combinação entre prazo e valor do frete).
4. O que acontece se a opção "gostaria de esconder os valores duplicados" estiver ativa, como na imagem?
Se você mais de uma regra que retorne o mesmo método de envio, o método retornado no seu e-commerce será o método retornado pela regra com a prioridade mais alta.