Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesCotação e Tabelas de FreteCotação de Frete
Como fazer uma cotação de frete manualmente em sua conta
Como fazer uma cotação de frete manualmente em sua conta

Confira as opções disponíveis no TMS para a realização de uma cotação de frete manual

R
Escrito por Rodrigo Mancini
Atualizado há mais de 2 anos

Pré-requisito(s): acesso ao Painel Intelipost (TMS).

1. Logue em sua conta do TMS e acesse a tela cotação de frete através do caminho abaixo:
Menu > Cotação > Cotação de Frete

2. Escolha por qual das abas disponíveis você deseja fazer a cotação e preencha todos os campos com as informações desejadas. Sintetizamos a diferença de cada uma dessas abas abaixo, mas caso você queira saber mais, acesse esse artigo.

mceclip0.png

Tanto nessa aba quanto na aba por produto não é possível mesclar as tabelas vigentes e as tabelas em rascunho, assim como não é possível escolher apenas as tabelas (vigente ou em rascunho) de alguns métodos de entrega específicos. Na aba simulação de cotação já é possível fazer isso, como veremos mais adiante.

  • Cotação por Volume: em cotação por volume é possível criar cotações baseadas no volume que os produtos ocuparão para serem entregues, onde cada volume é uma caixa. Para realizar uma cotação nessa aba é necessário escolher se as tabelas de frete a serem utilizadas serão as tabelas vigentes ou as tabelas em rascunho.

  • Cotação por Produtos: a aba por produto funciona do mesmo jeito que a aba por volume, onde apenas a seção para inserção das informações dos produtos cotados são diferentes. Aqui a cotação é feita por produto cotado e não pelo volume. Aqui é possível habilitar a opção produto agrupável para que os produtos sejam agrupados em uma mesma caixa. Nessa opção de cotação é necessário inserir o SKU do produto.

  • Simulação de Cotação: na aba simulação de cotação temos apenas duas diferenças em comparação com a aba por volume:
    1. A opção deseja ignorar regras de cotação serve para realizar uma cotação apenas com as regras definidas na tabela de frete, ignorando as regras de cotação criadas no próprio TMS.
    2. Métodos de entrega: nessa aba é possível realizar uma cotação utilizando apenas tabelas de frete específicas. Nesse campo você seleciona os métodos de entrega desejados e, para cada método, é possível selecionar quais tabelas você deseja utilizar nessa cotação (tanto tabelas vigentes quanto tabelas em rascunho).

Caso queira fazer a cotação para mais de um volume/produto, clique no botão replicar:

3. Após o preenchimento dos campos, clique no botão calcular para ver as opções de envio retornadas.

4. Informações adicionais:

  • O resultado sempre mostrará, primeiramente, as opções de envio disponíveis e depois as opções não disponíveis.

  • Nos métodos de envio disponíveis, é possível ver os custos e prazos fornecidos e, ao clicar em cotação detalhada, haverá informações detalhadas do cálculo (taxas, fator de cubagem, impostos, regras de cotação) caso você tenha habilitado essa opção. Caso queira saber mais sobre isso, clique aqui.

  • Nos métodos de envio não disponíveis, é possível ver o motivo dele não ter sido retornado como, por exemplo, método de envio desativado, método excluído por regra de cotação ou método excluído por retorno da API.

Respondeu à sua pergunta?