Pré-requisito(s): acesso ao Painel Intelipost (TMS).
Ferramenta(s): TMS (https://www.intelipost.com.br/).
Neste artigo ensinaremos algumas opções de como fixar o preço do frete, assim você poderá usar esse tutorial para criar promoções ou adequar o valor cobrado para a entrega de seus pedidos à sua operação. Caso queira saber mais sobre as regras de cotação, acesse esse artigo.
1. Acesse a tela "regras de cotação" no TMS:
Para acessar essa tela, basta seguir o seguinte caminho:
Menu > Cotação > Regras de Cotação
Clique em adicionar nova regra.
2. Configure o nome, o período de validade e as condições dessa regra:
No campo nome desta regra, recomendamos a inserção de um nome que facilite na identificação e na busca por esta regra na lista.
O campo período de validade é o único campo de preenchimento opcional. Se você deixá-lo em branco, a regra permanecerá ativa até que você a desative manualmente. Se você preencher esse campo, a regra será válida somente pelo período de tempo inserido aqui.
No campo selecionar condições, selecione a opção que melhor se encaixa na regra que você está criando. Você pode fixar o preço do frete para determinada transportadora, região, tipo de cliente, etc. Você também pode selecionar mais de uma condição para a sua regra, mas nesse caso o valor do frete só será fixado no valor que você determinar se todas as condições estabelecidas na regra forem atendidas.
3. Configure a ação e salve essa regra:
Só é possível selecionar uma ação por regra. Para fixar o valor do frete, temos as detalhadas mais abaixo neste artigo:
Fixar o preço em uma porcentagem do valor da nota (x%): define que o valor do frete será fixo e corresponderá à um valor, em porcentagem, da nota do pedido. Por exemplo, se a nota for de R$100 e esse campo for configurado com o número 10, o valor do frete para todos os pedidos será fixo em 10% da nota e, para esse pedido em específico, o valor do frete será de R$10.
Fixar o preço unitário (R$x): desconsidera os valores que estão definidos na tabela de frete e fixa que o valor do frete será o que for definido neste campo, mas por unidade de produto ou volume (o frete final será esse valor multiplicado pelas unidades de produtos comprados no e-commerce). Por exemplo, se você inseriu nesse campo o número 10 e o consumidor final comprou 7 produtos, o valor final do frete para esse consumidor será de R$70.
Fixar o preço em: desconsidera os valores que estão definidos na tabela de frete e fixa que o valor do frete será o que for definido neste campo, independente do valor da nota fiscal ou da quantidade de itens comprados.
Ao terminar a configuração da sua regra de cotação, clique em salvar. Também lembre-se de ativar essa regra e de verificar se a prioridade atribuída satisfaz as condições criadas. Para saber mais sobre como definir a prioridade das suas regras, acesse esse artigo.
Outro ponto muito importante na criação de novas regras de cotação é testá-las para ver se está tudo funcionando como o esperado. Se quiser, você pode utilizar esse link para a realização de testes ou criar cotações de teste em sua conta.