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Todas as coleçõesGestão de pedidos e OperaçãoPLP - Pré Lista de Postagem
Painel da Intelipost (TMS): tudo sobre o módulo Operação
Painel da Intelipost (TMS): tudo sobre o módulo Operação

Confira as funcionalidades deste módulo

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Escrito por Rodrigo Mancini
Atualizado há mais de 2 anos

Pré-requisito(s): acesso ao Painel Intelipost (TMS).

Ferramenta(s): TMS (https://www.intelipost.com.br/).

Este artigo abrange os seguintes tópicos:

Operação

Operação é o módulo que automatiza a troca de informação com as transportadoras e os Correios na expedição dos pedidos, trazendo simplicidade e agilidade aos processos. Pré Lista de Postagem, ou PLP, é uma solicitação de coleta e funciona como um controle prévio disponibilizado a quem despacha uma mercadoria, onde é feito um cadastro da mercadoria a ser enviada e entregue. No formulário padronizado da PLP, deverão ser registradas informações como: dados do remetente, dados do destinatário, tipo de entrega e características do objeto despachado (descrição, dimensões, peso).

Atualmente temos 3 tipos de integração para o envio da PLP para a transportadora:

  • EDI (intercâmbio eletrônico de dados): o disparo da PLP gera um arquivo no formato NOTFIS, que fica disponível no FTP para o consumo da transportadora. Essa integração segue o padrão PROCEDA.

  • Webservice: a PLP é enviada, via API, direto para o servidor da transportadora, com base na informação de acesso fornecida (pode ser usuário e senha, token, etc).

  • API Intelipost: a PLP é enviada, via API, para um endpoint (url) e, de lá, as informação são levadas para o servidor da transportadora. Essa é a opção utilizada pelos clientes que contratam a PLP Intelipost e é a opção mais recomendada de integração.

1. Tela Pré Lista de Postagem

Nessa tela é possível buscar pelas PLPs. Para acessar essa tela, basta seguir o seguinte caminho:

Menu > Operação > Pré Lista de Postagem

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Para fazer buscas nesta tela é necessário preencher os filtros disponíveis com as opções desejadas. Os campos transportadora e origem não são simultaneamente obrigatórios, ou seja, é necessário preencher apenas um deles para fazer uma busca. Também é possível utilizar os dois campos ao mesmo tempo e inserir mais de uma transportadora e origem para fazer uma busca nesta tela. O campo status é referente ao status da PLP e não do pedido. A opção de disparar PLP de novos pedidos dispara uma PLP fora dos horários de disparo configurados na sua conta.

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No campo buscar por é possível buscar por todas as PLPs, buscar por uma PLP de acordo com o seu ID ou buscar pela PLP que contém um pedido específico.

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- ID da Intelipost: ID gerado pela Intelipost. Todas as PLPs possuem um ID Intelipost;
- ID do Embarcador: ID gerado pelo embarcador;
- ID da Transportadora: ID gerado e enviado pela própria transportadora quando ele utiliza Webservice ou PLP Intelipost. Se o transportador usar o NOTFIS ao invés de Webservice ou PLP Intelipost, o ID da transportadora será o mesmo que o ID da Intelipost.

Ao realizar uma busca nesta tela, é possível clicar no ID PLP Intelipost para visualizar os detalhes da PLP. Aqui também é possível realizar as ações abaixo:

  • Visualizar: visualizar os detalhes da PLP (equivalente a clicar no ID PLP Intelipost);

  • Gerar romaneio: esse arquivo é uma lista de todos os pedidos presentes na PLP;

  • Regerar NOTFIS: reenviar o arquivo NOTFIS (solicitação de coleta) para o transportador.

  • Regerar NOTFIS e baixar: reenviar o arquivo NOTFIS (solicitação de coleta) para o transportador e baixar uma cópia.

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Ao clicar em uma PLP na tela anterior, você será redirecionado para a tela informações da PLP. Aqui é possível ver todos os detalhes da PLP como a data de criação, o status de envio, o centro de distribuição e a lista de pedidos e volumes que compõem a PLP. Na lista dos pedidos é possível ver tanto o status do pedido em si (status do transportador) quanto o status relacionado à própria PLP (se o pedido foi enviado com sucesso ou não na PLP). Ao clicar tanto no número de um pedido quando no número de um volume, você será redirecionado para a página detalhes do pedido.

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Uma funcionalidade exclusiva dos Correios é poder disparar uma PLP (inteira ou apenas de alguns pedidos) com novos códigos de rastreamento, pois eles não permitem disparar duas PLPs com o mesmo código de rastreamento. Se a PLP não foi enviada devido a algum erro, também aparecerá na tela um botão (ao lado do disparar PLP inteira com novos códigos de rastreamento) para disparar a PLP inteira com novos códigos de rastreamento, pois como a PLP não foi enviada não será necessário mudar os códigos de rastreamento dos pedidos para dispará-la.

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2. Tela Emissão de Etiquetas

Nessa tela é possível gerar etiquetas tanto por lote quanto por status/data. Para acessar essa tela, basta seguir o seguinte caminho:

Menu > Operação > Emissão de Etiquetas

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As etiquetas geradas nessa tela ficarão disponíveis para download na tela meus arquivos > etiquetas dentro do módulo de Operação. Todas as etiquetas geradas em uma mesma consulta serão agrupadas em um mesmo arquivo, com exceção da opção emitir etiquetas de despacho em um arquivo e etiquetas de AR em outro arquivo, pois nesse caso dois arquivos serão gerados.

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Por padrão, todos os pedidos criados no TMS possuem etiqueta (chamamos de etiqueta de despacho), que é criada assim que o pedido é criado. Para consultar a etiqueta de um pedido, acesse a tela detalhes do pedido (mas nessa tela só é possível baixar a etiqueta no pedido em questão) ou a tela emissão de etiquetas (aqui já é possível baixar etiquetas em massa).

Para as transportadoras Loggi Presto, JadLog e DHL, a etiqueta também é gerada na criação do pedido, porém sem o código de rastreamento. Para essas transportadoras, o código de rastreamento é gerado e incluído na etiqueta somente após a PLP ser gerada.

Segue baixo o layout padrão das nossas etiquetas:

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2.1 aba "por lote"

Nessa aba é possível gerar etiquetas pelo número dos pedidos, número da nota fiscal, pelo código de rastreio ou pelo número do pedido de venda. Nessa aba só é possível inserir até 500 pedidos/notas/etc para gerar as etiquetas.

- Os campos ordenar por e ordem definem a ordem das etiquetas geradas. A opção sequência inserida refere-se a sequência inserida no campo de inserção dos pedidos/código de rastreio/notas fiscais.

- No campo tipo de emissão é possível escolher como a etiqueta será emitida. Aqui é possível definir, para os pedidos selecionados, se queremos gerar apenas a etiqueta de despacho, apenas a etiqueta de AR, as duas e se elas serão geradas no mesmo arquivo ou em arquivos separados. AR é a sigla para aviso de recebimento e é uma etiqueta exclusiva de um dos serviços oferecidos pelos correios (precisa ser assinada pelo consumidor final e serve como comprovante de entrega válido judicialmente).

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2.2 aba "por data/status"

Nessa aba é possível gerar etiquetas pela data e pelo status dos pedidos. O campo status define quais são os status que o pedido deverá ter, dentro do período de tempo selecionado, para gerar a etiqueta, sendo possível incluir os 3 status simultaneamente. Os outros campos disponíveis funcionam da mesma forma que na aba por lote. Nessa aba é possível gerar até 5 mil etiquetas por arquivo.

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3. Tela Despacho Manual

Esse módulo permite o despacho manual de pedidos para determinadas transportadoras. Com esse módulo habilitado, você poderá cria PLPs reunindo os pedidos que desejar de uma maneira simples e rápida. Para acessar essa tela, basta seguir o seguinte caminho:

Menu > Operação > Despacho Manual

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Para saber mais sobre isso, confira este artigo que criamos ensinando como criar e disparar PLPs manualmente através desta tela.


4. Tela Exportar Lista de Pedidos

Através da tela exportar lista de pedidos é possível baixar todas as informações dos pedidos. Quando utilizamos essa tela, o resultado da busca gerará arquivos separados por transportadora, ou seja, cada arquivo gerado conterá apenas os pedidos da transportadora em questão. Você pode utilizar essa tela para enviar os pedidos para as transportadoras em caso de não recebimento das PLPs. Para acessar essa tela, siga o caminho abaixo:

Menu > Operação > Exportar lista de pedidos

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3.1 aba "por lote"

Pela aba por lote é possível buscar pelos pedidos através do seu código de rastreio, número da nota fiscal, número do pedido ou do número do pedido de venda. O resultado da busca irá retornar arquivos que irão agrupar os pedidos de acordo com a transportadora responsável pela entrega de cada um, sendo possível baixar os arquivos nos formatos CSV, EDI ou XLSX.

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3.2 aba "por lista de pedidos"

Pela aba por lista de pedidos é possível buscar por pedidos por período de tempo. O campo filtrar por status é opcional e trará os pedidos do período de tempo selecionado e que estão com os status selecionados nesse campo. Como essa tela foi feita para baixar os arquivos especificamente para enviar aos transportadores, caso algum alegue que não recebeu a PLP, só é possível buscar por pedidos que ainda NÃO estão com o status de entregue. O resultado da busca de pedidos por essa aba é igual ao resultado da busca pela aba por lote, a única diferença é que não aparece quantos pedidos há em cada arquivo.

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O formato correto do arquivo varia de acordo com cada transportadora, então valide com a(s) transportadora(s) em questão qual o formato correto do arquivo antes de enviar. Para fazer o download do arquivo desejado, basta clicar no formato desejado que o arquivo será baixado para o seu computador.


5. Tela Meus Arquivos - Etiquetas

Nessa tela ficam armazenadas e disponíveis para download todas as etiquetas geradas na tela emissão de etiquetas.

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Clique em download no arquivo desejado (é possível identificar o arquivo pela data de criação). Lembre-se que as etiquetas geradas em uma mesma consulta serão agrupadas em um único arquivo, com exceção da opção emitir etiquetas de despacho em um arquivo e etiquetas de AR em outro arquivo.

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6. Tela Meus Arquivos - Romaneios

Nessa tela ficam armazenadas e disponíveis para download todos os romaneios e os NOTFIS gerados na tela pré lista de postagem. Na aba todos, para facilitar a identificação dos arquivos desejados, utilize o campo criado em e atente-se ao nome do arquivo. Os arquivo romaneio contém o termo plp no nome e os arquivos NOTFIS possuem o termo NOTFIS no nome.

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