Pré-requisito(s): acesso ao Painel Intelipost (TMS).
Ferramenta(s): TMS (https://secure.intelipost.com.br/login/).
1. Entre em sua conta e acesse a tela pré lista de postagem. Para acessar essa tela, basta seguir o seguinte caminho:
Menu > Operação > Pré Lista de Postagem
2. Em buscar por, é possível escolher entre 5 opções de consulta. Os campos transportadora e origem não são simultaneamente obrigatórios, ou seja, é necessário preencher apenas um deles para fazer uma busca. Também é possível utilizar os dois campos ao mesmo tempo e inserir mais de uma transportadora e origem para fazer uma busca nesta tela.
Todos: nessa opção, é preciso informar a transportadora, origem e período desejados. O período se refere à data de criação da PLP.
Pedidos: a consulta será pelo número do pedido
ID da PLP na Intelipost: a consulta será pelo ID gerado pela Intelipost. Todas as PLP's possuem um ID Intelipost.
ID da PLP no Embarcador: a consulta será pelo ID gerado pelo embarcador. Esse ID é muito utilizado por aqueles que possuem aplicativo da Intelipost. Nesse caso, o ID é informado na criação do pedido e fica salvo para ser vinculado à PLP no Painel Intelipost.
ID da PLP na Transportadora: a consulta será pelo ID gerado e enviado pela própria transportadora quando utiliza webservice ou PLP Intelipost (está incluso na integração). Se a transportadora usar o NOTFIS em vez do webservice ou PLP Intelipost, o ID da transportadora será o mesmo que o ID da Intelipost.
3. Após buscar pelas PLPs desejadas, a tela irá exibir todos os detalhes relacionados ao sucesso ou não do envio da PLP, bem como algumas opções de ações.
Visualizar: visualizar os detalhes da PLP (equivalente a clicar no ID PLP Intelipost)
Gerar romaneio: esse arquivo é uma lista de todos os pedidos presentes na PLP
Regerar NOTFIS: reenviar o arquivo NOTFIS (solicitação de coleta) para o transportador
Regerar NOTFIS e baixar: reenviar o arquivo NOTFIS (solicitação de coleta) para o transportador e baixar uma cópia
4. Ao clicar em uma PLP na tela anterior, você será redirecionado para a tela informações da PLP. Aqui é possível ver todos os detalhes da PLP como a data de criação, o status de envio, o centro de distribuição e a lista de pedidos e volumes que compõem a PLP. Na lista dos pedidos é possível ver tanto o status do pedido em si (status do transportador) quanto o status relacionado à própria PLP (se o pedido foi enviado com sucesso ou não na PLP). Ao clicar tanto no número de um pedido quando no número de um volume, você será redirecionado para a página detalhes do pedido.
5. Uma funcionalidade exclusiva dos Correios é poder disparar uma PLP (inteira ou apenas de alguns pedidos) com novos códigos de rastreamento, pois eles não permitem disparar duas PLPs com o mesmo código de rastreamento. Se a PLP não foi enviada devido a algum erro, também aparecerá na tela um botão (ao lado do disparar PLP inteira com novos códigos de rastreamento) para disparar a PLP inteira com novos códigos de rastreamento, pois como a PLP não foi enviada não será necessário mudar os códigos de rastreamento dos pedidos para dispará-la.