Dentro de cada pedidos, no Painel da Intelipost (TMS), existem algumas opções referentes à data prevista de entrega:
Mas o que significa cada uma dessas datas e como elas são calculadas? Nós podemos dividir essas datas em duas categorias: cliente e transportador.
1. Cliente
A data de previsão de entrega do cliente é uma informação que é enviada no momento da criação do pedido no TMS, levando em consideração as regras de negócio do embarcador e o prazo de manuseio. Com esta data é possível medir a sua performance de entrega em relação ao que é prometido ao cliente final no momento da compra.
Embora essa data seja informada apenas na criação do pedido, ela pode ser alterada caso exista alguma regra de eventos para recalcular a previsão de entrega ou também pode ser alterada manualmente, na tela de detalhes do pedido. As datas de previsão de cliente são:
Entrega prev. original: é a data de previsão de entrega original, que é enviada ao TMS do e-commerce do embarcador;
Entrega prev. (na lista de pedidos essa data aparece como previsão entrega cliente): caso a data de previsão de entrega que o embarcador enviou do e-commerce sofra alguma alteração (seja ela manual ou por meio de regras de eventos), a nova data de previsão de entrega aparecerá nesse campo. Se a data original não for alterada, os dois campos terão a mesma data.
2. Transportador
A data prevista de entrega do transportador é calculada pelo nosso sistema assim que o pedido recebe o status despachado. O cálculo é feito com base nas informações da tabela de frete de cada transportadora, a fim de calcular o tempo contratado com a mesma para a região de destino do pedido, permitindo medir a performance da transportadora (se o pedido foi entregue dentro do prazo, etc). As datas de previsão de entrega do transportador são:
Entrega prev. (transp) original: data calculada pelo nosso sistema assim que o pedido recebe o status despachado, com base nas informações da tabela de frete de cada transportadora;
Entrega prev. (transp) (na lista de pedidos essa data aparece como previsão entrega transp.): caso a data de previsão de entrega calculada para o transportador sofra alguma alteração (seja ela manual ou por meio de regras de eventos), a nova data de previsão de entrega aparecerá nesse campo. Se a data original não for alterada, os dois campos terão a mesma data.
3. Considerações importantes
O prazo de manuseio não é acrescentado no cálculo de previsão de entrega da transportadora, pois neste campo queremos medir apenas o tempo de entrega da transportadora, desconsiderando processos internos do embarcador.
O prazo de horário de corte (ou “cut time”) influencia na data de previsão de entrega do transportador, mas somente quando a configuração for aplicada na opção “Cut time prazo transportadora” do método de envio (não confundir com opção “Cut Time cotação”). Para saber mais sobre esta função, clique aqui;
Para situações em que os pedidos forem despachados no fim de semana ou feriado, a contagem de dias será iniciada no próximo dia útil. Exemplo: um pedido despachado em um sábado com prazo de entrega de 3 dias úteis, será calculado para entrega na quinta-feira.