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Painel da Intelipost (TMS): Regras de eventos
Painel da Intelipost (TMS): Regras de eventos

Crie regras de negócio para aprimorar a gestão de entregas de seus pedidos

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Escrito por Rodrigo Mancini
Atualizado há mais de uma semana

Pré-requisito(s): acesso ao Painel Intelipost (TMS).

Ferramenta(s): TMS (https://www.intelipost.com.br/).

Regras de eventos são as regras relacionadas à atualização dos pedidos e demais pontos sobre o rastreamento das entregas. É através da criação de regras de eventos que você pode:

  • Bloquear a atualização dos pedidos após o recebimento dos status entregue / cancelado / falha na entrega

  • Impedir a entrada de status duplicados no histórico dos pedidos

  • Parametrizar o envio de notificações para os seus consumidores de acordo com o status do pedido

  • Configurar a gestão das ocorrências dos pedidos, como criar um alerta para o consumidor final avisando que o transportador não encontrou o endereço cadastrado no pedido, baseado na entrada dos status referentes ao status averiguar falha na entrega - endereço não localizado e enviar alertas internos para o seu time de SAC para ações proativas

  • Parametrizar o envio de webhook para os sistemas que você utiliza

  • Substituir algum status por outro que faça mais sentido à sua operação

  • Ajustar a data e hora de entrada de algum evento

Este artigo abrange os seguintes tópicos:

1. Exemplos práticos de regras de eventos que você pode criar para aprimorar a sua operação logística

2. Introdução sobre as regras de eventos

Para visualizar as regras de eventos bem como criar novas regras, acesse a tela regras de eventos em sua conta. Para isso, basta seguir o seguinte caminho:

Menu > Entregas > Configuração > Regras de Eventos

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Nessa tela é possível visualizar todas as regras de eventos criadas, deletar, clonar, ativar, desativar ou criar novas regras.

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As regras de eventos funcionam por prioridade e não é possível ignorar a prioridade das regras, como nas regras de cotação. Se houver mais de 1 regra com as mesmas condições e ações, todas as regras serão aplicadas, porém a regra com a maior prioridade prevalecerá.

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Para alterar a prioridade de uma regra, basta modificar o número no campo prioridade ou usar as setas. A prioridade 1 é a prioridade mais alta. Por padrão do sistema, sempre que uma nova regra de eventos for criada ela aparecerá ao final da lista (com a menor prioridade, então é necessário ajustar a sua prioridade, caso queira que ela tenha uma prioridade maior.

Parar adicionar uma nova regra de evento, clique em adicionar nova regra.

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Na imagem abaixo temos o formulário para a criação de novas regras de eventos. É possível aplicar mais de uma condição ou nenhuma condição para cada regra assim como mais de uma ação por regra.

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Para cada condição disponível existem campos específicos que precisam ser preenchidos e eles aparecerão ao final deste mesmo formulário. Se selecionarmos mais de uma condição para a regra que estamos criando, todos os campos específicos de cada condição selecionada irão aparecer ao final do formulário. Todos esses campos são de preenchimento obrigatório. O mesmo vale para o campo adicionar ação. Para a regra de eventos ser aplicada nos pedidos, todas as condições estabelecidas nela precisam ser atendidas.

O campo período de validade é o único campo de preenchimento opcional. Se este campo não for preenchido com um período de validade, a regra permanecerá ativa até que ela seja desativada ou deletada manualmente. No campo nome desta regra, recomendamos a inserção de um nome que facilite na identificação e na busca por esta regra.

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  • Normal: aplicar a regra para pedidos de entrega convencionais;

  • Reenvio: aplicar a regra para pedidos de reenvio, que nada mais é do que um pedido criado à partir de um pedido existente;

  • Reversa: aplicar a regra para pedidos de entrega reversa;

  • Todos: aplicar a regra para todos os tipos de pedidos.

Quando você terminar de configurar a sua regra de eventos, não esqueça de clicar em salvar. Também lembre-se de verificar se a prioridade atribuída satisfaz as condições criadas.

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3. O que cada condição faz?

  • Métodos de envio: aplica a regra para os métodos de envio selecionados. Caso a opção somente para negação esteja habilitada, a regra será aplicada para todos os métodos de envio, MENOS para os métodos de envio selecionados.

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  • Evento entrando: aplica a regra para os pedidos que receberem os status selecionados aqui. É possível escolher qual a fonte dos status (por transportadora, status da Intelipost ou status do embarcador), ignorar a fonte, ignorar transportadora ou aplicar a regra para todos os status MENOS para os status selecionados (habilitando a opção somente para negação).

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  • Contém no histórico: aplica a regra para os pedidos que contém em seu histórico qualquer um dos status selecionados aqui. Essa condição funciona da mesma forma que a condição evento entrando.

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  • Evento anterior ao evento entrando: aplica a regra para os pedidos que possuem como último status (status anterior ao status que está entrando) um dos status definidos aqui (somente micro status). Também temos nessa condição a opção somente para negação.

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  • Evento anterior ao evento base entrando: essa condição funciona da mesma forma que a condição evento anterior ao evento entrando, mas apenas para eventos base.

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  • Região de destino: aplica a regra por região. Ao habilitar a opção somente para negação, aplica a regra para todas as regiões MENOS para as regiões selecionadas.

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  • Canal de vendas: aplica a regra por canal de vendas. O nome do canal de vendas inserido aqui precisa estar escrito exatamente igual ao que consta no request de criação do pedido, caso contrário a regra não será aplicada.

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  • Repetição evento entrando: aplica a regra de acordo com a repetição de um mesmo status entrando no pedido. Observação: min. 1 é pelo menos uma repetição, ou seja, o mesmo status entrando pela segunda vez no pedido. Sem repetição é min. e máx. igual a 0.

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  • Diferença evento entrando / data específica: aplica a regra caso a diferença entre a data do status que está entrando e a data definida aqui atender ao que foi selecionado.

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  • Histórico do pedido: aplica a regra caso o pedido contenha em seu histórico os status definidos aqui, mas a diferença entre essa condição e a condição contém no histórico é que aqui também é necessário definir quantas vezes no histórico (quantas repetições) aquele status deverá aparecer para que essa condição seja válida.

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  • Diferença horário evento entrando / ocorrência do evento: aplica a regra caso a diferença entre o horário definido para o status que está entrando e o horário que o evento de fato foi enviado corresponder ao que foi definido aqui.

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  • Diferença horário evento entrando / evento anterior: aplica a regra caso a diferença entre o horário definido para o status que está entrando e o horário do evento que entrou no pedido por último corresponder ao que foi definido aqui.

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  • Diferença ocorrência do evento entrando / ocorrência do evento anterior: aplica a regra caso a diferença entre o horário em que o novo status está sendo enviado e o horário do último status do pedido corresponder ao que foi definido aqui.

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4. O que cada ação faz?

  • Não alterar status: não permite a alteração do status para os pedidos que atenderem às condições selecionadas. Essa ação é muito utilizada para não permitir a alteração do status dos pedidos que já foram entregues ou também para bloquear a entrada de determinados status (como status relacionados ao roubo da carga);

  • Recalcular a previsão de entrega: modifica a previsão de entrega (previsão de entrega do cliente ou da transportadora) para os pedidos que atenderem às condições selecionadas. Essa ação pode ser utilizada, por exemplo, para criar uma regra que aumenta o prazo de entrega caso o pedido receba algum status referente à falha na entrega/averiguar falha na entrega. Em conjunto com essa condição, é possível utilizar a comparação entre a data prevista de entrega e a data de entrada desses status. Se a entrega ainda não estiver atrasada quando algum desses status entrar, é possível definir tanto o aumento do prazo de entrega quanto utilizar uma das ações de notificação, assim o consumidor final será notificado que houve um problema na entrega que ocasionou o aumento do prazo de entrega, a fim de evitar que ele procure o suporte ou gere um impacto negativo na experiência do cliente.

  • Substituição de status: substitui o status dos pedidos caso estes atendam às condições selecionadas. Um uso muito comum desta ação é substituir os status contendo a palavra roubo por um status mais amenos, a fim de minimizar o impacto causado no consumidor final. Para isso, basta utilizar a condição evento entrando.

  • Ajustar data / horário: modifica a data e/ou hora do status no histórico dos pedidos que atenderem às condições selecionadas. Um uso muito comum para esta ação é ajustar o horário de entrega do pedido. Alguns transportadores enviam o status entregue com um horário anterior ao status saiu para entrega. Na prática, o status que aparecerá nos relatórios será o status mais recente, nesse caso o status saiu para entrega. Ao utilizar essa ação você pode definir a data e hora do status entregue para ser a mesma do último status que entrou no pedido + 1 minuto ou então definir que seja a data e hora que o transportador mandou esse status.

  • Logs de add/events: ação utilizada para adicionar uma mensagem (flag) nas alterações de status feitas por regras de eventos. Ação muito utilizada nos relatórios customizados do módulo de Business Intelligence (BI).

  • Notificações: envia notificações para os pedidos que atenderam às condições selecionadas. As notificações enviadas via email ou webhook não possuem custos adicionais e podem ser utilizadas a vontade. Já as notificações enviadas via SMS ou WhatsApp devem ser contratadas separadamente.

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