Pré-requisito(s): acesso ao Painel Intelipost (TMS).
Ferramenta(s): TMS (https://www.intelipost.com.br/).
Você sabia que é possível atualizar os status dos pedidos (tanto o macro quanto o micro status) através do TMS? Caso você queira atualizar apenas o macro status dos pedidos, basta seguir para o passo a passo deste artigo.
Agora caso você queira atualizar o micro status dos pedidos, primeiramente é necessário verificar se o(s) status desejado(s) já estão cadastrados em sua conta. Para fazer isso, acesse a tela cadastro de eventos através do link https://secure.intelipost.com.br/settings/events/. Ensinamos o passo a passo de como consultar e cadastrar status no TMS neste artigo.
Caso você queira saber quais são as opções de micro status disponíveis para cadastro, acesse a lista através deste link. Após verificar se os micro status desejados estão cadastrados em sua conta, siga o passo a passo desse artigo a partir da seção "2. Como alterar um micro status?".
Este artigo abrange os seguintes tópicos:
1. Como alterar um macro status?
Acesse a tela alterar pedidos em sua conta. Para isso, acesse o seguinte caminho:
Menu > Entregas > Alterar pedidos
Após acessar a tela alterar pedidos, acesse a aba status por lote e busque pelo pedido que você deseja alterar o macro status utilizando uma das seguinte opções de filtro.
É possível buscar por até 500 pedidos simultaneamente. O TMS entende que cada linha de uma mesma coluna (em uma tabela) é um pedido, então se você tiver uma tabela com os números dos pedidos, você pode copiar a coluna, colar no campo de busca e clicar em ENTER.
Selecione o pedido marcando a flag destacada na imagem abaixo. Caso queira alterar mais de um pedido para o mesmo macro status, basta selecionar todos os pedidos desejados. Porém atente-se ao número de linhas por página, pois se você buscou por 100 pedidos e usar a ferramenta para selecionar todos os pedidos, apenas os pedidos que estão aparecendo na tela serão selecionados, então garanta que o campo linhas por página está com o número total de pedidos que você buscou.
Após selecionar os pedidos desejados, vá até o campo alterar por e escolha a opção macro.
Esses são os macro status disponíveis para atualização dos pedidos:
Selecione o status desejado, a data e a hora e clique em alterar status para finalizar.
2. Como alterar um micro status?
Acesse a tela alterar pedidos em sua conta. Para isso, acesse o seguinte caminho:
Menu > Entregas > Alterar pedidos
Após acessar a tela alterar pedidos, acesse a aba status por lote e busque pelo pedido que você deseja alterar o macro status utilizando uma das seguinte opções de filtro.
É possível buscar por até 500 pedidos simultaneamente. O TMS entende que cada linha de uma mesma coluna (em uma tabela) é um pedido, então se você tiver uma tabela com os números dos pedidos, você pode copiar a coluna, colar no campo de busca e clicar em ENTER.
Selecione o pedido marcando a flag destacada na imagem abaixo. Caso queira alterar mais de um pedido para o mesmo macro status, basta selecionar todos os pedidos desejados. Porém atente-se ao número de linhas por página, pois se você buscou por 100 pedidos e usar a ferramenta para selecionar todos os pedidos, apenas os pedidos que estão aparecendo na tela serão selecionados, então garanta que o campo linhas por página está com o número total de pedidos que você buscou.
Após selecionar os pedidos desejados, vá até o campo alterar por e escolha a opção micro.
Ao fazer isso, você será direcionado para a tela abaixo:
O micro status é um detalhamento do macro status. Para alterar o micro status, preencha os campos da janela acima. O campo micro status é campo condicional, ou seja, as opções disponíveis de micro status variam de acordo com o macro status escolhido. O único campo opcional dessa janela é o campo mensagem. Após preencher os campos, clique em alterar para finalizar.
3. Informações adicionais:
As opções de macro status dentro dessa janela são as mesmas opções cadastradas pelo embarcador. Para consultar, criar, editar ou excluir os micro status do embarcador, clique aqui e acesse a aba embarcador;
O campo evento base serve como identificação do evento para atualização via API;
Os macro e micro status das transportadoras são cadastrados no TMS no mesmo momento em que o DE X PARA. Não é possível editar ou excluir os status cadastrados para as transportadoras, apenas incluir novos status.