Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesEntregas e ReversaArquivo OCOREN
Como encontrar o número da nota fiscal e o código da atualização de status do pedido dentro de um arquivo OCOREN 3.1
Como encontrar o número da nota fiscal e o código da atualização de status do pedido dentro de um arquivo OCOREN 3.1
R
Escrito por Renato de Piza Mansini
Atualizado há mais de uma semana

Pré-requisito(s): ter algum arquivo OCOREN e acesso ao Painel da Intelipost (TMS).

Ferramenta(s): bloco de notas (ou notepad ++) e TMS (https://www.intelipost.com.br/).

Um arquivo OCOREN lista todos os registros de ocorrências (status dos pedidos vinculados ao macro status averiguar falha na entrega) que surgiram durante o transporte. Entre elas, podemos citar: atrasos, avarias, extravios, retenção em posto fiscal, entrega concluída.

As transportadoras enviam esse arquivo para os embarcadores com o objetivo de permitir o acompanhamento do status das cargas, além de mantê-los informados sobre a situação dos pedidos. Esse artigo mostra como encontrar o número da nota fiscal e o código do novo status dos pedidos dentro de um arquivo OCOREN. Ao final deste artigo, também iremos mostrar como verificar se o status do pedido, dentro do TMS, foi atualizado com o novo status enviado pelo OCOREN.


Dentro do Painel da Intelipost (TMS) há uma tela denominada validação do arquivo de OCOREN. Ela transforma o arquivo OCOREN que você inserir em uma planilha. Dessa forma fica mais simples de validar se os dados do arquivo OCOREN estão corretos. Para saber como utilizar essa tela, acesse esse artigo.

1. Como encontrar o número da nota fiscal em um arquivo OCOREN (padrão 3.1):

Abra o arquivo OCOREN no bloco de notas ou no notepad ++. O número da nota fiscal contém 8 dígitos e fica localizado da coluna 21 até a coluna 28 do arquivo, como mostrado na imagem abaixo:

2. Como encontrar o código da atualização do status do pedido em um arquivo OCOREN (padrão 3.1):

Os dois dígitos seguintes equivalem (colunas 29 e 30) ao código da atualização do status do pedido. Nesse exemplo, o pedido será atualizado com o status de código 33.

mceclip1.png
mceclip0.png

3. Como validar se as atualizações contidas no arquivo OCOREN realmente foram feitas no TMS?

Logue em sua conta do TMS e acesse a tela busca por lote através do caminho indicado abaixo:

Menu > Torre de controle > Busca por lote

mceclip0.png

Selecione o filtro nota fiscal, insira o número da nota fiscal do pedido e clique em buscar. Feito isso, clique no número do pedido desejado para acessar a tela detalhes do pedido.

mceclip2.png

Ao final da tela, na seção eventos, é possível checar todo o histórico de atualização dos status e ver se o novo status foi carregado corretamente.

Respondeu à sua pergunta?