Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesEntregas e ReversaRegras de Eventos
Como criar uma regra de eventos para definir status finalizadores (como o status "entregue")
Como criar uma regra de eventos para definir status finalizadores (como o status "entregue")

Confira como configurar status finalizadores em sua conta e garantir que pedidos finalizados não serão reabertos sem a sua autorização

R
Escrito por Rodrigo Mancini
Atualizado há mais de uma semana

Pré-requisito(s): acesso ao Painel Intelipost (TMS).

Ferramenta(s): TMS (https://www.intelipost.com.br/).

Neste artigo iremos configurar uma regra de eventos para definir que os status entregue e falha na entrega serão finalizadores. Com isso, todos os pedidos que tenham recebido um desses status finalizadores em seu histórico serão considerados finalizados e não receberão mais atualizações de status.

Caso você queira reabrir algum pedido já finalizado para que ele volte a receber atualizações de status, também iremos configurar nesta regra uma forma de reabrir um pedido através do envio do status averiguar falha na entrega - correção informação evento, dessa forma os pedidos finalizados que receberem esse status irão reabrir e voltar a receber atualizações. Caso precise de ajuda sobre como enviar esse status em um pedido, consulte o nosso artigo ensinando como atualizar o status dos pedidos pelo TMS.

1. Acesse a tela de regra de eventos em sua conta. Para isso, basta seguir pelo caminho abaixo:
Menu > Entregas > Configuração > Regras de Eventos.

2. Desative qualquer regra de evento relacionada a não atualização de status. Caso você já tenha criado alguma regra de evento para impedir a atualização de status dos pedidos após o recebimento do status entregue, será necessário desativá-la, pois ela poderá entrar em conflito com a regra que iremos criar agora.

3. Clique em adicionar nova regra e preencha os campos conforme imagens abaixo:

4. Utilize um nome que te auxilie a identificar essa regra na lista de regras de eventos criadas e, no campo adicionar ação, escolha a opção não alterar status.

5. No campo selecionar condições, selecione as opções evento entrando e evento anterior do evento entrando.

6. Feito isso, desça até o final desta tela para configurar as condições da sua regra.

Na janela evento anterior do evento entrando, iremos definir quais serão os status finalizadores. Em fonte, selecione todas e selecione todos os status que você deseja definir como status finalizador. Neste exemplo selecionamos todos os status relacionados à pedido entregue e à pedido com falha na entrega. Utilize a barra de pesquisa para te auxiliar a encontrar todos os status desejados:

7. Já na janela evento entrando iremos definir qual será o status que você deverá utilizar para permitir que um pedido já finalizado volte a receber atualizações de status. Assim, qualquer outro status diferentes desse não irá subir no histórico do pedido já finalizado.

Para isso, clique na aba micro e procure pelo status averiguar falha na entrega - correção informação evento, como na imagem abaixo. Esse status foi criado justamente para sobrepor os status inseridos errados na Intelipost. Após isso, marque a opção somente para negação, pois sem isso a regra de evento não funcionará.

8. Feito isso, basta clicar em salvar ao final desta janela!

Crie e teste essa e outras regras de eventos em sua conta de teste, assim você poderá testar o funcionamento sem que isso comprometa a sua operação!

Respondeu à sua pergunta?