Todas as coleções
Entregas e Reversa
Atualização de Pedidos
Como consultar, criar ou editar os macro/micro status disponíveis no Painel da Intelipost (TMS)
Como consultar, criar ou editar os macro/micro status disponíveis no Painel da Intelipost (TMS)
Uellison Vieira avatar
Escrito por Uellison Vieira
Atualizado há mais de uma semana

Pré-requisitos: acesso ao Painel da Intelipost (TMS).

Ferramentas: tela de cadastro de eventos do Painel da Intelipost
(https://secure.intelipost.com.br/settings/events/).

Esse artigo mostra como cadastrar novos status ou editar os status existentes dos embarcadores. Para cada transportadora, só é possível adicionar novos status (não é possível editar ou apagar status existentes dos transportadores).

Através da tela cadastro de eventos é possível:

  • Embarcador: consultar, cadastrar novos status, apagar ou personalizar cada macro status disponível com os micro status correspondentes (os micro status funcionam como um detalhamento do macro status). Clique aqui para ver a relação de micro status disponíveis para cadastro no TMS.

  • Transportadoras: consultar a relação dos status cadastrados para cada transportadora ou cadastrar novos status.

Ao cadastrar micro status através desta tela, você poderá utilizá-los para atualizar seus pedidos através de sua conta!

1. Logue em sua conta do TMS e acesse o link de acesso da tela cadastro de eventos através do link https://secure.intelipost.com.br/settings/events/.

2. Para criar um novo status, basta clicar na aba embarcador e depois clicar em novo. Para cadastrar novos status para as transportadoras, é necessário que você entre em contato com a transportadora ou com o nosso time de Suporte, pois os status utilizados por cada transportadora variam.

mceclip0.png

3. Feito isso, a janela de cadastro de eventos abrirá. Preencha os campos conforme especificado abaixo:

mceclip4.png
  • Macro evento:
    - Descrição: insira aqui o nome do macro status do evento que você está cadastrando, como em trânsito, entregue, etc;

  • Micro evento:
    - Descrição: insira nesse campo o micro status do evento que você está cadastrando, como coleta realizada, entrega realizada com sucesso, etc. O micro status funciona como um status detalhado e sempre estará vinculado a um macro status;

  • Evento base:
    - Código do evento base: identificador do evento para atualização via API. Esse campo pode assumir qualquer valor desejado e, se você já possui códigos em seu sistema para identificar os eventos e esses códigos diferem do que é utilizado pelo transportador ou pelo TMS, você pode inseri-los nesse campo. Você também pode preenchê-lo com as inicias do evento, números, etc;
    - Descrição do evento base: insira aqui o texto que será apresentado no campo mensagem no histórico de eventos do pedido. Esse é o único campo de preenchimento opcional.

    mceclip1.png

4. Ao finalizar o preenchimento dos campos, clique em salvar dados.

5. Caso você queira alterar algum status já cadastrado, existem as opções de edição ou exclusão. Para editar um evento, basta clicar em editar, fazer as alterações desejadas e clicar em salvar dados. Para excluir um evento, basta clicar em excluir e confirmar a exclusão. Mas atente-se para não excluir nenhum evento que está sendo utilizado por alguma regra de evento (regras V2).

mceclip4.png

Para saber como alterar os status de um pedido, acesse esse artigo.

Respondeu à sua pergunta?