Pré-requisito(s): acesso ao Painel da Intelipost (TMS).
Ferramenta(s): TMS (https://secure.intelipost.com.br/login).
Este artigo abrange os seguintes tópicos:
1. O que são eventos e ocorrências nos pedidos?
Os eventos dos pedidos nada mais são do que atualizações de status. Os eventos podem ser enviados tanto pelo embarcador quanto pelo transportador e servem para acompanhar o andamento de cada pedido criado no Painel da Intelipost (TMS). Cada evento é composto por:
Fonte: mostra se a atualização foi enviada pelo embarcador ou pelo transportador;
Macro status: status macro do pedido;
Micro status: é um detalhamento do macro status;
Data: data que o evento ocorreu. Essa data é enviada junto com o status pelo embarcador/transportador;
Hora: horário que o evento ocorreu. Essa hora é enviada junto com o status pelo embarcador/transportador;
Localização: localização que o evento ocorreu. Essa localização é enviada junto com o status pelo transportador, porém apenas alguns transportadores utilizam a geolocalização;
Cód. original: código base do evento. Esse código serve como identificação do evento para atualização via API, ou seja, caso o embarcador/transportador já possua um código para identificar esse evento em seus sistemas internos, esse código aparecerá nesse campo;
Cód. externo: campo destinado para o embarcador/transportador inserir outro código de identificação do evento;
Mensagem: mensagem associada ao evento e que aparecerá para o consumidor final no link de rastreamento.
Esses eventos aparecerão conforme imagem abaixo no link de rastreamento:
Uma ocorrência é qualquer evento associado ao macro status averiguar falha na entrega, ou seja, são eventos que impedem a entrega de acontecer. Isso envolve avarias, extravios, cliente ausente, endereço não localizado ou quaisquer outros fatores que não tenham sido planejados. Sendo assim, as ocorrências devem sempre ser acompanhadas de perto!
2. Como consultar as ocorrências através da tela Dashboard?
Essa tela possui dois gráficos que relacionam os pedidos com ocorrências - status de pedidos e em aberto: atrasados ou com ocorrência. Certifique-se que os filtros dessa tela estão preenchidos com os dados desejados antes de prosseguir.
No gráfico status de pedidos é possível extrair as relações dos pedidos em aberto no prazo/fora do prazo com ocorrências ou extrair um relatório dos pedidos não foram/serão entregues devido à ocorrências finalizadoras.
No gráfico em aberto: atrasados ou com ocorrência é possível extrair uma relação dos pedidos atrasados com ocorrências.
Ao clicar em uma linha dos gráficos acima é possível visualizar os pedidos que atendem às condições em questão ou extrair um relatório em excel. Ao clicar em um pedido da tela que abrirá, você será redirecionado para a tela de detalhes do pedido.
3. Como consultar as ocorrências através da tela Histórico de Pedidos
Para acessar essa tela, siga o caminho Menu > Torre de Controle > Histórico de Pedidos.
Nesta tela é possível extrair relatórios dos pedidos em aberto no prazo/fora do prazo com ocorrências ou extrair um relatório dos pedidos não foram/serão entregues devido à ocorrências finalizadoras.
4. Como consultar as ocorrências através da tela Consulta de Pedidos
Para acessar essa tela, siga o caminho Menu > Torre de Controle > Consulta de Pedidos.
Nesta tela é possível extrair relatórios dos pedidos com ocorrências filtrando os pedidos que estão com os status averiguar falha na entrega e/ou falha na entrega. Nessa tela é possível analisar os pedidos um a um dentro do TMS ou exportar esses dados em excel.
5. Como consultar as ocorrências através da tela Relatórios
Para acessar essa tela, siga o caminho Menu > Torre de Controle > Relatórios.
Nessa tela é possível consultar os pedidos com ocorrência através dos relatórios entregas e performance por transportadora.
6. Como fazer o download dos relatórios
Para fazer o download da planilha gerada em cada uma das telas mencionadas acima, acesse o caminho indicado abaixo e clique em download. Utilize o campo criado em para identificar o arquivo correto.
Menu > Torre de controle > Meus arquivos > Pedidos
7. Como consultar os detalhes de um pedido via API
Caso você queira saber mais detalhes de um pedido com ocorrência, você pode realizar uma consulta através da nossa documentação técnica (via API), que está disponível neste link.
Na opção pedido de entrega você consegue consultar algumas informações dos seus pedidos como os volumes e os status.
Para fazer uma consulta, basta clicar em try it out, inserir o número do pedido, a API Key da sua conta e clicar em send request.
Feito isso, você poderá consultar mais informações do pedido, conforme imagem abaixo: