Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesEntregas e ReversaRegras de Eventos
Como criar uma regra de eventos para substituir automaticamente determinado status dos pedidos
Como criar uma regra de eventos para substituir automaticamente determinado status dos pedidos

Existe algum status que você não queira que apareça em seus pedidos? Confira como substituí-lo por outro mais adequado à sua operação

R
Escrito por Rodrigo Mancini
Atualizado há mais de uma semana

Pré-requisito(s): acesso ao Painel da Intelipost (TMS).

Ferramenta(s): Painel da Intelipost (https://secure.intelipost.com.br/login).

Existe algum status que você não queira que apareça no histórico de seus pedidos? Confira como substituí-lo por outro mais adequado à sua operação!

Você pode criar uma regra de eventos para substituir um status específico por outro a sua escolha. Você pode inserir outras condições em sua regra, como método de envio, região de destino, canal de vendas, entre outras.

Neste artigo iremos mostrar, para pedidos entregues pela transportadora Diálogo 24h, como substituir o status falha na entrega - a carga foi roubada durante o fluxo postal na transportadora. Não foi possível fazer a entrega pelo status falha na entrega - avaria parcial confirmada. Assim, toda vez que essa transportadora enviar esse status nas atualizações de seus pedidos, ele não subirá no histórico do pedido e, no lugar, subirá o status falha na entrega - avaria parcial confirmada.

1. Logue em sua conta do TMS e acesse a tela "regras de eventos":

Para isso, siga o seguinte caminho:
Menu > Entregas > Configuração > Regras de eventos

mceclip0.png

Clique em adicionar nova regra.

mceclip1.png

Insira o nome, o período de validade da regra e selecione para qual tipo de pedido você deseja aplicar essa regra. Insira um nome que facilite na identificação da regra. O campo período de validade é o único campo não obrigatório, portanto, se você deixar esse campo vazio a regra permanecerá ativa até que você a desative manualmente.

mceclip2.png

No campo selecionar condições, selecione as opções métodos de envio e evento entrando.

mceclip0.png

No campo adicionar ação, selecione a opção substituição de status.

mceclip1.png

2. Escolha o status que não deverá subir no pedido

Ao final da janela, na seção evento entrando, você deverá escolher qual o status que deseja substituir dos pedidos.

Para escolher um status específico de uma determinada transportadora, você deverá utilizar a aba base, qual é a transportadora e o status desejado. Para isso, preencha o campo fonte com a opção transportador e o campo transportador com a transportadora desejada. Se você souber o código do status que deseja remover do pedido, insira-o no campo código, pois a lista de status por transportador pode ser muito longa e dessa forma será mais fácil identificar o status desejado.

Feito isso, clique no status desejado para incluí-lo na regra. A opção selecionada aparecerá à esquerda da tela, como destacado abaixo.

mceclip3.png

Caso você não queira especificar uma transportadora específica como fonte do status, você poderá utilizar a aba macro ou micro para criar a sua regra. Caso você preencha as duas abas, é necessário que o macro status selecionado seja o mesmo macro status do micro status selecionado, pois senão a regra não funcionará. Você também pode utilizar apenas uma das três abas para escolher o status desejado para criar a sua regra, se preferir.

No campo método de envio, selecione para qual transportadora essa regra deverá ser aplicada.

mceclip1.png

3. Escolha o novo status

Para isso, vá até a seção substituição de status, que está logo abaixo do campo adicionar ação. É aqui que você irá escolher o novo status para os pedidos. Para isso, pesquise pelo status desejado e clique nele. O status adicionado à regra aparecerá na parte destacada na imagem.

Neste exemplo criamos uma regra para substituir o status falha na entrega - a carga foi roubada durante o fluxo postal na transportadora. Não foi possível fazer a entrega, pelo status falha na entrega - avaria parcial confirmada.

mceclip2.png

Feito isso, basta clicar em salvar para que a regra seja aplicada.

mceclip0.png

Crie e teste essa e outras regras de eventos em sua conta de teste, assim você poderá testar o funcionamento sem que isso comprometa a sua operação!

Respondeu à sua pergunta?