Manual OCOREN 5.0

Confira tudo sobre o arquivo OCOREN versão 5.0

Deivid Roger avatar
Escrito por Deivid Roger
Atualizado há mais de uma semana

Para facilitar a procura por informações, nós inserimos todo o conteúdo do manual OCOREN 5.0 neste artigo, mas caso você queira baixar o manual em PDF, clique aqui.

OCOREN (Ocorrência na Entrega) é um arquivo que lista todos os registros de ocorrências que surgiram durante o transporte, entre elas:

  • atrasos;

  • avarias;

  • extravios;

  • retenção em posto fiscal;

  • entrega concluída.

As transportadoras enviam para os embarcadores com o objetivo de permitir o acompanhamento do status das cargas, além de mantê-los informados sobre a situação dos pedidos. O ideal é que os arquivos sejam enviados com uma frequência alta, já que eles estão ligados ao monitoramento do transporte e à tomada de decisão.

1. Layout de arquivo OCOREN

  • A geração/gravação dos registros que compõem esse arquivo pode ser condicional, ou seja, o registro pode ou não ser gerado em função de uma determinada situação ou obrigatório em que o registro deve ser sempre gerado, pois a falta dele irá caracterizar erro de formatação do arquivo.

  • Os registros que compõem esse arquivo são de tamanho fixo, ou seja, todos devem possuir o mesmo tamanho. Caso haja alguma dificuldade para gerar os registros com essa característica, é recomendado gravar um caractere, por exemplo, ‘.’ (ponto) ou ‘*’ (asterisco) na última posição do registro.

  • Respeitar o número de ocorrências definido para cada registro. Isso vale tanto para a geração do arquivo, como também para a leitura. A não observação dessa definição poderá acarretar erro no processamento do arquivo.

  • Na coluna "Formato" é indicada a sintaxe e o tamanho de cada campo, onde:
    - A = Campo alfanumérico, conteúdo deve ser alinhado à esquerda com espaços à direita até o tamanho máximo.
    - N = Campo numérico, conteúdo deve ser alinhado à direita com zeros à esquerda até o tamanho máximo.
    - 9 = O Número após a letra, indica o tamanho total/máximo ocupado pelo campo. Caso o campo possua casa decimal, por exemplo, um campo de valor, a representação será: 13,2, onde 13 é o número de casas inteiras e 2 o número de casas decimais, o tamanho do campo é de 15 posições. Não há representação explícita do ponto/vírgula decimal. Exemplo: A 35, campo alfanumérico de 35 posições; N 6, campo numérico de 6 posições e N 12,3, campo numérico de 12 inteiros e 3 decimais, tamanho total de 15 posições. Quando não houver dado/conteúdo para o preenchimento de um campo qualquer, verificar qual é a sintaxe do campo e preenchê-lo totalmente com zeros se for numérico ou totalmente com espaços se for alfanumérico.

  • Na coluna status é indicada a condição de preenchimento do campo, onde:
    - C = Indica que o preenchimento é Condicional. Nesse caso, o campo pode ou não ser preenchido.
    - M = Indica que o campo é Obrigatório. Nesse caso o campo deve ser preenchido.

2. Layout de arquivo OCOREN: campos

3. Tabela de códigos de ocorrências em ordem numérica

4. Tabela de códigos de ocorrências em ordem alfabética

Respondeu à sua pergunta?