Pré-requisito(s): acesso ao Painel Intelipost (TMS).
Ferramenta(s): TMS (https://www.intelipost.com.br/).
Você sabia que é possível criar regras de frete utilizando tipos de cliente? Você pode, por exemplo, oferecer frete grátis para um determinado tipo de cliente cadastrado em seu e-commerce.
Neste artigo ensinaremos como oferecer frete grátis para os clientes gold. Adapte essa regra para o tipo de cliente e ação que façam mais sentido à sua operação.
A condição tipo de cliente é extraída via API então, para que essa regra seja aplicada em suas cotações, você deverá respeitar os seguintes pontos:
No resquest enviado ao TMS, você deverá informar o tipo de cliente no campo client_type, dentro da seção additional_information. Para mais detalhes sobre a nossa documentação técnica, clique aqui.
Ao criar uma regra dentro do TMS utilizando a condição tipo de cliente, você deverá escrever o tipo do cliente exatamente do mesmo jeito que está escrito no request.
Caso queira saber mais sobre as regras de cotação, acesse esse artigo.
1. Acesse a tela "regras de cotação" no TMS:
Para acessar essa tela, basta seguir o seguinte caminho:
Menu > Cotação > Regras de Cotação
Clique em adicionar nova regra.
2. Configure o nome, o período de validade e as condições dessa regra:
No campo nome desta regra, recomendamos a inserção de um nome que facilite na identificação e na busca por esta regra na lista.
O campo período de validade é o único campo de preenchimento opcional. Se você deixá-lo em branco, a regra permanecerá ativa até que você a desative manualmente. Se você preencher esse campo, a regra será válida somente pelo período de tempo inserido aqui.
No campo selecionar condições, selecione a opção tipo de cliente. É possível inserir mais de uma condição em cada regras, então você pode mesclar diversas condições para criar uma regra por tipo de cliente.
Preencha o campo tipo de cliente com o tipo de cliente desejado e que esteja cadastrado em seu e-commerce. Essa informação é extraída via API e só é possível inserir um tipo de cliente por regra.
3. Configure a ação e salve essa regra:
Defina qual será a ação dessa regra selecionando a ação desejada. Só é possível selecionar uma ação por regra.
Caso você não queira oferecer frete grátis para o método de envio mais barato, confira as nossas outras opções que podem ser utilizadas para aplicar frete grátis:
Fixar o preço em: desconsidera os valores que estão definidos na tabela de frete e fixa que o valor do frete será o valor que for definido neste campo. Se você definir que será R$0, será aplicado frete grátis, mas para todas as transportadoras retornadas na cotação.
Fixar o preço unitário (R$x): desconsidera os valores que estão definidos na tabela de frete e fixa que o valor do frete será o valor que for definido neste campo, mas por unidade de produto ou volume (o frete final será o valor definido neste campo multiplicado pela quantidade de produtos comprados em sua loja). Se você definir que será R$0, será aplicado frete grátis, mas para todas as transportadoras retornadas na cotação.
Quando você terminar de configurar a sua regra de cotação, clique em salvar ao final da janela. Também lembre-se de ativar essa regra e de verificar se a prioridade atribuída satisfaz as condições criadas. Para saber mais sobre como definir a prioridade das suas regras, acesse esse artigo.
Outro ponto muito importante na criação de novas regras de cotação é testá-las para ver se está tudo funcionando como o esperado. Se quiser, você pode utilizar esse link para a realização de testes ou criar cotações de teste em sua conta.