Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesEntregas e ReversaRegras de Eventos
Como criar uma regra de eventos para acrescentar um minuto a mais no status finalizador
Como criar uma regra de eventos para acrescentar um minuto a mais no status finalizador
R
Escrito por Rodrigo Mancini
Atualizado há mais de uma semana

Pré-requisito(s): acesso ao Painel Intelipost (TMS).

Ferramenta(s): TMS (https://www.intelipost.com.br/).

Neste artigo ensinaremos como criar uma regra de eventos para acrescentar um minuto a mais no horário do status finalizador (entregue, falha na entrega ou cancelado). Para este tutorial, utilizaremos o status ENTREGUE como status finalizador. Dessa forma, toda vez que o status entregue for enviado a um pedido ele irá se sobrepor ao último status do histórico.

Por exemplo, no pedido da imagem abaixo, a data e horário originais do status entregue era 29/09/2021 14:08 e, através da regra de evento que iremos te ensinar a criar, a data e horário foram atualizadas para 30/09/21 14:12. Dessa forma o status entregue ficou por último no histórico do pedido.

Se você quiser que essa ação seja replicada para outros status, como o falha na entrega ou cancelado, siga esse tutorial para criar uma regra para cada um desses status.

Outro ponto importante é que essa regra não impede a entra de outros status no histórico do pedido após o recebimento de um status finalizador. Caso você queira bloquear a atualização dos pedidos após o recebimento de um status finalizador, acesse esse artigo.

Caso precise de ajuda sobre como enviar esse status em um pedido para testar o funcionamento das suas regras de eventos, consulte o nosso artigo ensinando como atualizar o status dos pedidos pelo TMS.

1. Acesse a tela de regra de eventos em sua conta. Para isso, basta seguir pelo caminho abaixo:
Menu > Entregas > Configuração > Regras de Eventos

mceclip0.png

3. Clique em adicionar nova regra e preencha os campos conforme imagens abaixo:

mceclip1.png

4. Utilize um nome que te auxilie a identificar essa regra na lista de regras de eventos criadas. Em tipo de pedido, selecione a opção todos. O campo período de validade é o único campo de preenchimento opcional. Se este campo não for preenchido com um período de validade, a regra permanecerá ativa até que ela seja desativada ou deletada manualmente.

5. No campo selecionar condições, selecione as opções evento entrando e diferença ocorrência do evento entrando/ocorrência do evento anterior.

6. No campo ação, escolha a opção ajustar data/horário e selecione a opção último evento do histórico + 1 minuto.

7. Feito isso, desça até o final desta tela para configurar as condições da sua regra. Na janela evento entrando iremos definir qual será o status finalizador. Para isso, clique na aba macro, procure pelo status entregue e clique nele.

8. Na janela diferença ocorrência do evento entrando/ocorrência do evento anterior selecione a opção menos no primeiro campo, insira o número 1 no segundo campo e selecione a opção depois no terceiro campo. Utilize a imagem abaixo para conferir o preenchimento correto desta janela:

9. Feito isso, basta clicar em salvar ao final desta janela!

mceclip7.png

Crie e teste essa e outras regras de eventos em sua conta de teste, assim você poderá testar o funcionamento sem que isso comprometa a sua operação!

Respondeu à sua pergunta?