Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesCotação e Tabelas de FreteRegras de Cotação
Como criar uma regra de cotação para aumentar o prazo de entrega de acordo com a região de destino
Como criar uma regra de cotação para aumentar o prazo de entrega de acordo com a região de destino

Existem regiões onde suas entregas costumam atrasar ou que está com alguma intempérie que está dificultando as entregas?

R
Escrito por Rodrigo Mancini
Atualizado há mais de 2 anos

Pré-requisito(s): acesso ao Painel Intelipost (TMS).

Ferramenta(s): TMS (https://www.intelipost.com.br/).

Existem regiões onde suas entregas costumam atrasar? Ou você entrega em alguma região que está com chuvas fortes ou alguma outra intempérie que está dificultando as entregas?

Neste artigo ensinaremos como acrescentar 5 dias ao prazo de entrega para uma região com fortes chuvas, de acordo com as faixas de CEP. Para criar essa regra, tenha em mãos as faixas de CEP das regiões em questão. Se você tiver essa relação salva em uma planilha, apenas garanta que a formatação está de acordo com o que está aparecendo na tela, assim você poderá importá-la e agilizar a criação da regra.

Caso queira saber mais sobre as regras de cotação, acesse esse artigo.


1. Acesse a tela "regras de cotação" no TMS:

Para acessar essa tela, basta seguir o seguinte caminho:

Menu > Cotação > Regras de Cotação

mceclip3.png

Clique em adicionar nova regra.

mceclip0.png

2. Configure o nome, o período de validade e as condições dessa regra:

No campo nome desta regra, recomendamos a inserção de um nome que facilite na identificação e na busca por esta regra na lista.

O campo período de validade é o único campo de preenchimento opcional. Se você deixá-lo em branco, a regra permanecerá ativa até que você a desative manualmente. Se você preencher esse campo, a regra será válida somente pelo período de tempo inserido aqui.

No campo selecionar condições, selecione a opção CEP região.

Desça até o final da tela e insira as faixas de CEP da região que você deseja aumentar o prazo de entrega. Você pode inserir uma faixa de cada vez, sempre clicando em incluir intervalo de CEP para cada faixa, ou importar as faixas via planilha. As faixas de CEP inseridas na regra aparecerão em seleção atual.

Caso você queira importar as faixas de CEP, baixe o modelo e insira as faixas de CEP na planilha baixada, respeitando a formatação original.

Outra forma de aumentar o prazo de entrega de acordo com a região de destino é através da condição estado/região.

Caso você queria usar esta condição, após selecioná-la, basta descer até o final da tela e escolher as regiões desejadas. Para incluí-las na regra, é necessário clicar em incluir estado após selecionar cada região. A definição que o TMS usa para diferenciar capital/interior/ambos é a mesma dos Correios/IBGE.

3. Configure a ação e salve essa regra:

No campo ação, selecione a opção adicionar x dias no prazo e insira a quantidade de dias que deverão ser adicionados no prazo de entrega.

mceclip5.png

Esse campo também aceita valores negativos, então você poderá utilizar essa ação para diminuir o prazo de entrega retornado na cotação. Porém, se você inserir um valor negativo que zere o prazo de entrega, a regra será desconsiderada e o prazo de entrega definido pela tabela de frete será retornado.

mceclip0.png

Ao terminar a configuração da sua regra de cotação, clique em salvar. Também lembre-se de ativar essa regra e de verificar se a prioridade atribuída satisfaz as condições criadas. Para saber mais sobre como definir a prioridade das suas regras, acesse esse artigo.

mceclip23.png

Outro ponto muito importante na criação de novas regras de cotação é testá-las para ver se está tudo funcionando como o esperado. Se quiser, você pode utilizar esse link para a realização de testes ou criar cotações de teste em sua conta.

Respondeu à sua pergunta?