Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesCotação e Tabelas de FreteRegras de Cotação
Como criar uma regra de cotação para alterar o prazo de entrega de acordo com o centro de distribuição do pedido
Como criar uma regra de cotação para alterar o prazo de entrega de acordo com o centro de distribuição do pedido

Como alterar o prazo de entrega de acordo com o centro de distribuição do pedido

R
Escrito por Rodrigo Mancini
Atualizado há mais de um ano

Pré-requisito(s): acesso ao Painel Intelipost (TMS).

Ferramenta(s): TMS (https://www.intelipost.com.br/).

Você possui algum centro de distribuição que fica em uma região mais afastada? Neste artigo te ensinaremos como aumentar o prazo de entrega de acordo com o CEP de origem, ou seja, de acordo com o centro de distribuição do pedido.

Caso você queria aumentar o prazo de entrega apenas para pedidos feitos em algum feriado, basta preencher o campo de validade da regra com a data do feriado em questão, mas você também pode adaptar esta regra para outros cenários que façam mais sentido à sua operação, como excluir alguma transportadora de acordo com o CD, aumentar o prazo de entrega de acordo com a hora que a cotação for feita, etc.

Caso queira saber mais sobre as regras de cotação, acesse esse artigo.


1. Acesse a tela "regras de cotação" no TMS:

Para acessar essa tela, basta seguir o seguinte caminho:

Menu > Cotação > Regras de Cotação

mceclip3.png

Clique em adicionar nova regra.

mceclip0.png

2. Configure o nome, o período de validade e as condições dessa regra:

No campo nome desta regra, recomendamos a inserção de um nome que facilite na identificação e na busca por esta regra na lista.

O campo período de validade é o único campo de preenchimento opcional. Se você deixá-lo em branco, a regra permanecerá ativa até que você a desative manualmente. Se você preencher esse campo, a regra será válida somente pelo período de tempo inserido aqui.

Existem duas condições que você poderá usar para fazer regras de cotação baseadas nos centros de distribuição:

- Centro de distribuição: utilize este campo caso você queira identificar o CD através de seu nome. Para usá-la, selecione essa condição no campo selecionar condições, desça até o final da tela, escolha o CD em questão e clique em incluir centro de distribuição. Você pode adicionar mais de um CD em sua regra e todos od CDs adicionados aparecerão em seleção atual.

Importante: A regra irá considerar o CEP vinculado ao Centro de distribuição, localizando todos os CDs que possuem este CEP em seu cadastro. Sendo assim, se mais de um CD tiver o mesmo CEP, a regra será aplicada a todos estes, mesmo que apenas um tenha sido apontado na condição de "Centro de Distribuição". Isso ocorre porque o critério de identificação é o CEP origem, e não o nome ou código do centro de distribuição.

- CEP de origem: utilize este campo caso você queira identificar o CD através de seu CEP. Para usá-la, selecione essa condição no campo selecionar condições, desça até o final da tela e insira o CEP do centro de distribuição. Caso seja apenas um CD, você pode repetir o mesmo CEP nos dois campos, ou, se preferir, você pode colocar uma ou mais faixas de CEP que abranjam o(s) CD(s) em questão. Para adicionar o CEP na regra, lembra-se de clicar em incluir intervalo de CEP. Todas as faixas adicionadas aparecem na seleção atual.

Caso você queira importar as faixas de CEP, baixe o modelo e insira as faixas de CEP na planilha baixada, respeitando a formatação original.

3. Configure a ação e salve essa regra:

No campo ação, selecione a opção adicionar x dias no prazo e insira a quantidade de dias que deverão ser adicionados no prazo de entrega.

mceclip5.png

Esse campo também aceita valores negativos, então você poderá utilizar essa ação para diminuir o prazo de entrega retornado na cotação. Porém, se você inserir um valor negativo que zere o prazo de entrega, a regra será desconsiderada e o prazo de entrega definido pela tabela de frete será retornado.

Ao terminar a configuração da sua regra de cotação, clique em salvar. Também lembre-se de ativar essa regra e de verificar se a prioridade atribuída satisfaz as condições criadas. Para saber mais sobre como definir a prioridade das suas regras, acesse esse artigo.

mceclip23.png

Outro ponto muito importante na criação de novas regras de cotação é testá-las para ver se está tudo funcionando como o esperado. Se quiser, você pode utilizar esse link para a realização de testes ou criar cotações de teste em sua conta.

Respondeu à sua pergunta?