Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesCotação e Tabelas de FreteGrupos de Produtos
Como funciona uma regra de frete usando grupo de produtos na condição?
Como funciona uma regra de frete usando grupo de produtos na condição?

Entenda a lógica que identifica se um ou mais produtos de uma cotação são elegíveis para alguma regra de frete dado o seu grupo de produtos

R
Escrito por Rodrigo Mancini
Atualizado há mais de uma semana

Existem várias condições para determinar se uma regra de frete deve ser aplicada ou não, como exemplo regras por tipo de cliente, CEP de origem ou destino e canal de vendas. Saiba mais lendo este artigo aqui.

Quando é realizado cotações por produto é possível utilizar a condição de aplicar uma regra de frete caso um ou mais produtos participem de um ou vários grupos de produtos, especificados na regra. Saiba como criar um grupo de produtos lendo este artigo aqui.

No cenário ilustrado acima temos 2 grupos de produtos, cada um para uma regra de frete específica. A primeira aplica frete grátis quando a cotação é para aqueles produtos do grupo. Já a segunda aplica um desconto no frete para os produtos do outro grupo.

Agora, na segunda ilustração vemos que na cotação de número 1 nenhuma das regras de frete será aplicada, já que os três produtos participantes não possuem unanimidade em nenhuma das condições. Porém, para a cotação de número 2, existe uma unanimidade de produtos elegíveis para a regra de frete grátis, desta forma respeitando a condição e fazendo com que a regra seja aplicada.

Entendemos então que para aplicação de uma regra de frete, condicionada por grupo de produto, é necessário que todos os produtos participantes daquela cotação sejam integrantes do grupo elegível. Basta que exista apenas 1 produto não elegível durante a cotação para que a regra deixa de ser aplicada.

É possível alterar o funcionamento desta mecânica?

Sim, é possível. Caso na sua operação faça sentido que as regras condicionadas por grupos de produtos, sejam aplicadas também em cenários onde exista produtos não elegíveis, basta entrar em contato com o nosso suporte para mudar essa configuração.


Artigos relacionados que podem ajudar:

Respondeu à sua pergunta?