Como realizar a integração com a PPN dos Correios

Artigo de instrução para inserir as credenciais do Meu Correios na configuração da PPN no TMS

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Escrito por Diogo Souza
Atualizado há mais de uma semana

Pré-requisito(s): acesso ao Meu Correios e ao Painel Intelipost (TMS).

Contexto

Os Correios estão realizando mudanças no processo de recebimento das informações dos pedidos. O que isto quer dizer? Que eles deixarão de utilizar o sistema atual, conhecido como pré-lista de postagem (PLP).

A partir desta mudança, os Correios seguirão com a implementação da PPN, que é o sistema de pré-postagem nacional como novo formato para o recebimento dos pedidos. Mais informações sobre a PPN, você pode consultar neste link.

Quais ações serão necessárias para configurar a PPN no TMS?

CORREIOS: Como pré-requisito, é necessário:

  • Ser pessoa jurídica com contrato ativo de prestação de serviço com os Correios;

  • Ter um cadastro válido no Meu Correios com login e senha.

Lembrando que, a senha e login do Meu Correios é a mesma de acesso às faturas eletrônicas (SFE). Caso tenha acesso ao sistema, não será necessário realizar um novo cadastro.

Caso não tenha acesso, é necessário realizar o cadastro. Ao entrar no Meu Correios você poderá clicar no botão cadastrar conforme exemplo abaixo:

Vale ressaltar que, no momento do cadastro é importante selecionar que é pessoa jurídica conforme exemplo abaixo:

Após a realização do cadastro, é necessário a geração de acesso da API. Esta etapa é muito importante, pois se trata de uma credencial que será inserida na configuração do método no TMS. Para mais detalhes, você pode conferir o artigo fornecido pelos Correios na seção 3 clicando no botão abaixo:

TMS: após passar pela etapa de pegar o login e senha / cadastramento do Meu Correios e geração do código de acesso à API, será necessário inserir as credenciais na configuração da transportadora. Para isso, basta seguir o passo a passo ou clique no botão abaixo:

Em menu > transportadoras > minhas transportadoras, localize os métodos de envio correspondentes aos Correios (exemplo: Correios PAC e Correios Sedex).

Após localizar os métodos, clique no botão editar que fica na coluna de ações

Após clicar em editar, desça um pouco a página até localizar os seguintes campos:

  • Usuário no MeuCorreios

  • Chave de acesso às APIs no MeuCorreios (Importante: não é senha para login no MeuCorreios, mas sim a chave de API que deve ser gerada como explicado no início desse artigo)

Após a localização dos campos, preencha os campos com os dados do Meu Correios.

Após o preenchimento dos campos, clique no botão "Validar os dados do PPN", desta forma será garantido que todos os dados estão corretos.

Em seguida, selecionar a opção "Habilitado" no campo "Habilitar PPN". Se estiver desabilitado, será usada a comunicação padrão (SIGEP) que é usada atualmente.

O campo "Habilitar PLP" deve continuar com o valor "Habilitado". Usamos esse campo para controle de envio dos pedidos para os Correios.

Confirmar se o valor do campo "Estoque de Código de Rastreamento" é menor ou igual a 200. Esse valor é usado para controlar a quantidade de códigos de rastreio que serão requisitados para os Correios e estocados no TMS sempre que todos os códigos armazenados se esgotarem. No caso da PPN, esse limite é menor, por isso é importante essa verificação.

Por fim, será necessário clicar no botão "Salvar", concluindo com sucesso o procedimento de integração com a PPN do Correios.

Para eventuais dúvidas ou assistência relacionada a esse artigo, nossa equipe estará à disposição para ajudá-los.

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