Pré-requisito(s): acesso ao Meu Correios e ao Painel Intelipost (TMS).
Ferramenta(s): TMS (https://secure.intelipost.com.br/login/)
Meu Correios (https://cas.correios.com.br/login).
Contexto
Os Correios estão realizando mudanças no processo de recebimento das informações dos pedidos. O que isto quer dizer? Que eles deixarão de utilizar o sistema atual, conhecido como pré-lista de postagem (PLP).
A partir desta mudança, os Correios seguirão com a implementação da PPN, que é o sistema de pré-postagem nacional como novo formato para o recebimento dos pedidos. Mais informações sobre a PPN, você pode consultar neste link.
Quais ações serão necessárias para configurar a PPN no TMS?
CORREIOS: Como pré-requisito, é necessário:
Ser pessoa jurídica com contrato ativo de prestação de serviço com os Correios;
Ter um cadastro válido no Meu Correios com login e senha.
Lembrando que, a senha e login do Meu Correios é a mesma de acesso às faturas eletrônicas (SFE). Caso tenha acesso ao sistema, não será necessário realizar um novo cadastro.
Caso não tenha acesso, é necessário realizar o cadastro. Ao entrar no Meu Correios você poderá clicar no botão cadastrar conforme exemplo abaixo:
Vale ressaltar que, no momento do cadastro é importante selecionar que é pessoa jurídica conforme exemplo abaixo:
Após a realização do cadastro, é necessário a geração de acesso da API. Esta etapa é muito importante, pois se trata de uma credencial que será inserida na configuração do método no TMS. Para mais detalhes, você pode conferir o artigo fornecido pelos Correios na seção 3 clicando no botão abaixo:
TMS: após passar pela etapa de pegar o login e senha / cadastramento do Meu Correios e geração do código de acesso à API, será necessário inserir as credenciais na configuração da transportadora. Para isso, basta seguir o passo a passo ou clique no botão abaixo:
Em menu > transportadoras > minhas transportadoras, localize os métodos de envio correspondentes aos Correios (exemplo: Correios PAC e Correios Sedex).
Após localizar os métodos, clique no botão editar que fica na coluna de ações
Após clicar em editar, desça um pouco a página até localizar os seguintes campos:
Usuário no MeuCorreios
Chave de acesso às APIs no MeuCorreios (Importante: não é senha para login no MeuCorreios, mas sim a chave de API que deve ser gerada como explicado no início desse artigo)
Após a localização dos campos, preencha os campos com os dados do Meu Correios.
Após o preenchimento dos campos, clique no botão "Validar os dados do PPN", desta forma será garantido que todos os dados estão corretos.
Em seguida, selecionar a opção "Habilitado" no campo "Habilitar PPN". Se estiver desabilitado, será usada a comunicação padrão (SIGEP) que é usada atualmente.
O campo "Habilitar PLP" deve continuar com o valor "Habilitado". Usamos esse campo para controle de envio dos pedidos para os Correios.
Confirmar se o valor do campo "Estoque de Código de Rastreamento" é menor ou igual a 200. Esse valor é usado para controlar a quantidade de códigos de rastreio que serão requisitados para os Correios e estocados no TMS sempre que todos os códigos armazenados se esgotarem. No caso da PPN, esse limite é menor, por isso é importante essa verificação.
Por fim, será necessário clicar no botão "Salvar", concluindo com sucesso o procedimento de integração com a PPN do Correios.
Como habilitar serviços adicionais na integração dos Correios via PPN (Declaração de Conteúdo, Valor de Produto, Mão Própria, etc.)?
Para habilitar esses serviços, entre em contato com nosso time de Suporte e faça a solicitação.
Para eventuais dúvidas ou assistência relacionada a esse artigo, nossa equipe estará à disposição para ajudá-los.
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