Este artigo abrange as seguintes condições:
Pré-requisito(s): acesso ao Painel Intelipost (TMS) e validação Comercial (sobre contrato e custo) para a geração desta tabela.
Ferramenta(s): TMS ( https://secure.intelipost.com.br/login/ ).
1. O que é ou para que serve:
a. Tabela de Frete
A tabela de frete determina os valores mínimos para transporte de carga. É com base nela que é determinado o quanto será cobrado do seu cliente.
b. Nova transportadora
O embarcador consegue adicionar em nossa plataforma todas as suas transportadoras parceiras e através de integrações nós conseguimos enviar notificações para coleta, receber status de rastreamento e até enviar notificações para o cliente final conforme o recebimento dos status.
2. O que preciso para
a. Incluir uma tabela
Para inclusão de tabela de frete, precisamos que os arquivos sejam enviados em EXCEL. Só efetuamos a inclusão de um arquivo por chamado. Abaixo está a relação das informações que precisamos para a implantação de cada modelo.
Para os modelos Intelipost V2.5 e 3.0 é obrigatório o preenchimento das colunas nomeadas como: ICMS Incluso / CEPI / CEPF / Prazo / Frete Peso ou Frete por Comparação.
Para o modelo Intelipost Omnichannel apenas a coluna Complemento não é obrigatória.
Para o Modelo Transportador precisamos dos arquivos de Abrangência e Precificação.
Informações da tabela de Abrangência : UF, cidades, prazos e as regiões/classificações de acordo com a precificação enviada.
Informações da tabela de Precificação: preços, taxas e regiões/classificações de acordo com a abrangência enviada.
b. Incluir uma transportadora
Possuir contrato ativo com a transportadora desejada;
Contratar os módulos desejados para a operação de entregas: Gestão de Despacho, Rastreamento e Auditoria, conforme necessidade.
3. Como solicitar uma nova tabela de frete e a integração de nova transportadora
Em sua conta, acesse a tela Minhas Transportadoras através do caminho: Menu > Transportadoras > Minhas Transportadoras.
Clique em Nova transportadora no topo dessa tela.
Nessa mesma página você possui acesso a todas as transportadoras já cadastradas e integradas à sua conta.
Por padrão, ao criar uma conta na Intelipost, os métodos de envio PAC e Sedex da transportadora Correios já serão exibidos.
Preencha todos os campos do formulário que será aberto e anexe os arquivos, em Excel, correspondentes à tabela que você deseja incluir em sua conta.
Importante: as planilhas devem estar no formato Excel (.xlsx) e precisam estar desbloqueadas.
Escolhendo a transportadora
Selecione a transportadora desejada para incluir sua tabela ou nova integração. Caso você tenha optado por integrar uma transportadora, você precisará selecionar a opção Sim em “Deseja integrar transportadora” e então preencher os dados básicos para que possamos entrar em contato com o ponto focal da transportadora.
Nesse momento, é importante que você já tenha finalizado o contrato com o seu transportador. Por isso, temos um campo disponível para que você coloque o número do contrato ou informação equivalente para ajudar na condução de todo o processo.
Ao marcar o checkbox, você confirma que já possui contrato negociado com o transportador e que o time de Transportes da Intelipost conseguirá dar andamento em sua solicitação.
Por último, ao final do formulário, marque a opção Li e concordo com os termos e condições se você estiver de acordo e clique em Envie seu formulário.
Antes da sua tabela ser criada, a sua solicitação passará por uma verificação do nosso time Comercial e isso poderá gerar custos. Se este for o seu caso, eles entrarão em contato com você para obter sua aprovação antes da tabela ser importada em sua conta.
Caso o envio do formulário gere algum erro, revise as informações. Caso persista, por favor, entre em contato conosco através da nossa Central de Ajuda.
Após a abertura da solicitação, caso haja alguma alteração ou adição de informações, pode ser necessário que o prazo de SLA seja renovado e volte a contar do zero.
4. SLA
Adição de tabela:
Atenção aos prazos:
As tabelas enviadas no padrão da transportadora possuem o prazo de 8 dias úteis para implantação;
As tabelas enviadas no padrão Omnichannel possuem o prazo de 8 úteis para implantação;
As tabelas enviadas no padrão Intelipost V2.5 e V3.0 possuem o prazo de 1 dia útil para implantação.
As tabelas enviadas no padrão Contingência Intelipost possuem o prazo de 2 dias úteis para implantação.
Ao finalizarmos a inclusão de sua tabela, você receberá um e-mail de confirmação e a tabela ficará disponível em sua conta no status “em rascunho”.
Importante: Lembre-se de colocá-la em vigência para que seja utilizada em suas cotações de frete!
5. Integração com transportadora:
Novas integrações possuem o prazo de 7 dias úteis para implantação, no entanto, esse prazo pode aumentar consideravelmente caso não tenhamos um retorno do transportador.