Como iniciar o processo de contratação deste serviço?
Para usufruir desta integração, é necessário atender a alguns pré-requisitos para que a Intelipost e a transportadora tenham os contratos de serviços estabelecidos, permitindo que a integração entre os sistemas funcione corretamente:
O cliente deverá possuir um contrato de serviços com a Intelipost e ter uma conta ativa em nosso ambiente (TMS);
Ter um contrato de serviços firmado com a transportadora para a utilização dos serviços de integração via Intelipost;
Ter os serviços de frete/tabelas negociados com a transportadora e incluir via Painel TMS Nova Tabela de Frete e Nova Transportadora;
Iniciando o processo de integração com uma transportadora:
Ao acessar o TMS, procure no menu lateral esquerdo a opção Integrações. Ao clicar no menu, você será direcionado a página que irá conter algumas transportadoras que podem ser feitas as integrações no formato de auto-atendimento, ou seja, sem a necessidade do time interno da Intelipost no processo.
Procure pela transportadora desejada através da barra de pesquisa, como no exemplo abaixo:
Para iniciar o processo de integração com a transportadora usando o auto-atendimento, basta clicar no botão "Instalar" do aplicativo da transportadora desejada. Será apresentada uma tela com os requisitos para a integração:
Passo 1 - Ao abrir a tela de instalação será apresentada a tela abaixo:
Nesta primeira etapa da instalação, em geral, é necessário que você já tenha em mãos as suas credenciais fornecidas pela transportadora escolhida.
Elas serão necessárias em momentos da integração, como:
verificação da autenticidade das credenciais
envio dos pedidos para o sistema da transportadora
busca das ocorrências de rastreamento dos pedidos
Esses dados você recebe logo após a contratação do serviço com a transportadora. Caso não tenha recebido, solicite os dados através do portal da transportadora ou com o seu contato responsável.
Os dados mais comuns de serem solicitados são:
Usuário de acesso à API da transportadora
Senha de acesso à API da transportadora
Após preencher os campos, clique em Validar antes de prosseguir a instalação.
Passo 2 - Tela de configurações de envio (PLP)
Nessa tela iremos configurar a forma de envio dos pedidos para a transportadora. Os campos de configuração de envio já virão preenchidos com o padrão recomendado pela Intelipost, sendo possível alterar caso tenha necessidade específica. As descrições dos campos são:
Status para enviar pedido(PLP)
Por padrão os macro status do pedido que podem ser enviados para a transportadora são: CRIADO (primeiro status do pedido na Intelipost), PRONTO PARA DESPACHO e DESPACHADO.
Status após o envio
Nesse campo é definido o status do pedido logo após do envio para a transportadora(PLP) por padrão recomenda-se ficar DESPACHADO
Opção de envio
Por padrão vem selecionado "Na criação do pedido" que significa que o pedido será enviado para a transportadora no momento que atingir o status selecionado no primeiro campo.
Exemplo: Se no primeiro campo estiver configurado para CRIADO, assim que o pedido chegar na Intelipost ele será enviado para a transportadora (PLP).
A outra opção seria o envio por horários específicos, com essa configuração os pedidos ficam acumulados e somente vão para a transportadora no(s) horário(s) selecionado(s).
Exemplo: Se nesse campo estiver selecionado apenas o horário das 11:00, o pedido que chegou na Intelipost às 09:00 somente será enviado para a transportadora (PLP) às 11:00.
Passo 3 - Contatos da transportadora
Nessa etapa solicitamos as informações do contato responsável pela sua conta na transportadora, com essas informações iremos direcionar um e-mail contendo as credenciais de acesso da Intelipost para a transportadora. Você também receberá uma cópia desse e-mail.
Passo 4 - Credenciais de atualização para a transportadora
Nessa etapa são apresentados os mesmos dados enviados por e-mail na etapa anterior.
Caso necessário, é possível copiar as informações e enviar diretamente à transportadora.
Nesse momento a integração já está realizada e você pode enviar os seus pedidos que eles irão para a transportadora. Para receber as ocorrências de rastreamento basta apenas a configuração das credenciais acima pela transportadora.
Passo 5 - Tabela de frete
Caso deseje adicionar as tabelas de frete dessa transportadora, nessa tela, seleciona a opção Sim em Deseja adicionar tabela de frete? e preencha o formulário com os dados necessários:
Após preencher todas as informações necessárias, clique no botão Próximo.
Feito isso, seu ticket será aberto, um email será enviado para você e também uma mensagem irá aparecer com o número do ticket aberto para nossos times internos. Veja o exemplo abaixo:
Passo 6 - Finalização e Feedback
Ao chegar nesse passo com sucesso você já está apto a utilizar a transportadora escolhida.
Seu feedback é muito importante para nós, agradecemos pelo seu tempo em respondê-lo, são apenas 4 perguntas:
Você pode ver os detalhes de cada integração acessando os links abaixo:
E se eu não encontrar a minha transportadora?
Quando pesquisar na barra de busca a sua transportadora e ela não for encontrada, fique traquilo. Um botão com o texto "Adicionar nova transportadora" irá aparecer, como na imagem abaixo:
Basta clicar no botão que será aberto um formulário que deverá ser preenchido para o nosso time interno poder trabalhar.
Esse formulário deverá ser preenchido com informações do solicitante, informações da transportadora, tipo de integração e até mesmo enviar a tabela de frete.
Tabela de frete
Se deseja incluir uma tabela de frete, clique na opção “Deseja incluir uma tabela de frete?”. E após selecionar, os campos abaixo serão exibidos para preenchimento:
Após preencher todas as informações necessárias, clique no botão Enviar.
Feito isso, seu ticket será aberto, um email será enviado para você e também uma mensagem irá aparecer com o número do ticket aberto para nossos times internos. Veja o exemplo abaixo: