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Modelo de Integração Self Service (Plug & Play)

Novo fluxo de integração com transportadoras para comunicação de coleta e rastreio de pedidos

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Escrito por Rodrigo Mancini
Atualizado há mais de uma semana

Como iniciar o processo de contratação deste serviço?

Para usufruir desta integração, é necessário atender a alguns pré-requisitos para que a Intelipost e a transportadora tenham os contratos de serviços estabelecidos, permitindo que a integração entre os sistemas funcione corretamente:

  1. O cliente deverá possuir um contrato de serviços com a Intelipost e ter uma conta ativa em nosso ambiente (TMS);

  2. Ter um contrato de serviços firmado com a transportadora para a utilização dos serviços de integração via Intelipost;

  3. Ter os serviços de frete/tabelas negociados com a transportadora e incluir via Painel TMS Nova Tabela de Frete e Nova Transportadora;

Iniciando o processo de integração com uma transportadora:

Ao acessar o TMS, procure no menu lateral esquerdo a opção Integrações. Ao clicar no menu, você será direcionado a página que irá conter algumas transportadoras que podem ser feitas as integrações no formato de auto-atendimento, ou seja, sem a necessidade do time interno da Intelipost no processo.

Procure pela transportadora desejada através da barra de pesquisa, como no exemplo abaixo:

Para iniciar o processo de integração com a transportadora usando o auto-atendimento, basta clicar no botão "Instalar" do aplicativo da transportadora desejada. Será apresentada uma tela com os requisitos para a integração:

Passo 1 - Ao abrir a tela de instalação será apresentada a tela abaixo:

Nesta primeira etapa da instalação, em geral, é necessário que você já tenha em mãos as suas credenciais fornecidas pela transportadora escolhida.

Elas serão necessárias em momentos da integração, como:

  • verificação da autenticidade das credenciais

  • envio dos pedidos para o sistema da transportadora

  • busca das ocorrências de rastreamento dos pedidos

Esses dados você recebe logo após a contratação do serviço com a transportadora. Caso não tenha recebido, solicite os dados através do portal da transportadora ou com o seu contato responsável.

Os dados mais comuns de serem solicitados são:

  • Usuário de acesso à API da transportadora

  • Senha de acesso à API da transportadora

Após preencher os campos, clique em Validar antes de prosseguir a instalação.

Passo 2 - Tela de configurações de envio (PLP)

Nessa tela iremos configurar a forma de envio dos pedidos para a transportadora. Os campos de configuração de envio já virão preenchidos com o padrão recomendado pela Intelipost, sendo possível alterar caso tenha necessidade específica. As descrições dos campos são:

Status para enviar pedido(PLP)

Por padrão os macro status do pedido que podem ser enviados para a transportadora são: CRIADO (primeiro status do pedido na Intelipost), PRONTO PARA DESPACHO e DESPACHADO.

Status após o envio

Nesse campo é definido o status do pedido logo após do envio para a transportadora(PLP) por padrão recomenda-se ficar DESPACHADO

Opção de envio

Por padrão vem selecionado "Na criação do pedido" que significa que o pedido será enviado para a transportadora no momento que atingir o status selecionado no primeiro campo.


Exemplo: Se no primeiro campo estiver configurado para CRIADO, assim que o pedido chegar na Intelipost ele será enviado para a transportadora (PLP).

A outra opção seria o envio por horários específicos, com essa configuração os pedidos ficam acumulados e somente vão para a transportadora no(s) horário(s) selecionado(s).


Exemplo: Se nesse campo estiver selecionado apenas o horário das 11:00, o pedido que chegou na Intelipost às 09:00 somente será enviado para a transportadora (PLP) às 11:00.

Passo 3 - Contatos da transportadora

Nessa etapa solicitamos as informações do contato responsável pela sua conta na transportadora, com essas informações iremos direcionar um e-mail contendo as credenciais de acesso da Intelipost para a transportadora. Você também receberá uma cópia desse e-mail.

Passo 4 - Credenciais de atualização para a transportadora

Nessa etapa são apresentados os mesmos dados enviados por e-mail na etapa anterior.

Caso necessário, é possível copiar as informações e enviar diretamente à transportadora.

Nesse momento a integração já está realizada e você pode enviar os seus pedidos que eles irão para a transportadora. Para receber as ocorrências de rastreamento basta apenas a configuração das credenciais acima pela transportadora.

Passo 5 - Tabela de frete

Caso deseje adicionar as tabelas de frete dessa transportadora, nessa tela, seleciona a opção Sim em Deseja adicionar tabela de frete? e preencha o formulário com os dados necessários:

Após preencher todas as informações necessárias, clique no botão Próximo.

Feito isso, seu ticket será aberto, um email será enviado para você e também uma mensagem irá aparecer com o número do ticket aberto para nossos times internos. Veja o exemplo abaixo:

Passo 6 - Finalização e Feedback

Ao chegar nesse passo com sucesso você já está apto a utilizar a transportadora escolhida.

Seu feedback é muito importante para nós, agradecemos pelo seu tempo em respondê-lo, são apenas 4 perguntas:


E se eu não encontrar a minha transportadora?

Quando pesquisar na barra de busca a sua transportadora e ela não for encontrada, fique traquilo. Um botão com o texto "Adicionar nova transportadora" irá aparecer, como na imagem abaixo:

Basta clicar no botão que será aberto um formulário que deverá ser preenchido para o nosso time interno poder trabalhar.

Esse formulário deverá ser preenchido com informações do solicitante, informações da transportadora, tipo de integração e até mesmo enviar a tabela de frete.

Tabela de frete

Se deseja incluir uma tabela de frete, clique na opção “Deseja incluir uma tabela de frete?”. E após selecionar, os campos abaixo serão exibidos para preenchimento: ​

Após preencher todas as informações necessárias, clique no botão Enviar.

Feito isso, seu ticket será aberto, um email será enviado para você e também uma mensagem irá aparecer com o número do ticket aberto para nossos times internos. Veja o exemplo abaixo:

Contato dos times de suporte e atendimento


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