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Painel da Intelipost (TMS): Confira tudo sobre as telas do antigo menu da torre de controle

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Escrito por Flavia da Silva Santos
Atualizado há mais de uma semana

O menu Torre de Controle será gradualmente desativado e suas funcionalidades realocadas para outros menus. Nenhum dado será perdido — apenas o caminho de acesso mudará. Confira todas as mudanças aqui.

Este artigo abrange os seguintes tópicos:

1. Tela Histórico de Pedidos

Através dessa tela só é possível exportar a lista de pedidos para uma planilha (não é possível carregar as informações direto na tela). Aqui você pode buscar pelos pedidos por período de tempo, por transportadora e pelo status dos pedidos. Para isso, basta seguir o seguinte caminho:

Menu > Gestão de Pedidos > Histórico de pedidos

Na aba por filtro é possível exportar o histórico de pedidos através dos seguintes filtros:

  • Período de tempo: utilize esse campo para definir o período de tempo desejado para a consulta. Para cada relatório gerado por essa tela o período máximo é de 60 dias, porém você pode fazer intervalos de 60 dias em qualquer período de tempo. Por exemplo, se você quiser extrair as informações do ano de 2019 como um todo, você poderá extrair 6 relatórios dessa tela que contemplem todo esse período;

  • O segundo e o terceiro campo estão relacionados e servem apenas para definir em qual ordem de exibição dos pedidos na planilha gerada. Todas as opções de filtro do segundo campo são colunas da planilha gerada.

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Na aba por status é possível filtrar o histórico de pedidos a ser exportado tanto por transportadora quanto por status do pedido, ou seja, só serão exibidos os pedidos da transportadora selecionada e com o status selecionado. Se você quiser exibir todos os pedidos, preencha esses dois campo com as opções da imagem (sem definir uma transportadora e um status específico).

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3. Tela Busca por Lote

Essa tela parece com a tela consulta de pedidos, mas aqui é necessário informar o número do pedido, o código de rastreio ou o número da nota fiscal. Através dessa tela é possível consultar os detalhes do pedido clicando nele ou então exportar a lista de pedidos em excel. Para acessar esta tela, basta seguir o seguinte caminho:

Menu Entregas > Gestão de Pedidos > Busca por lote

Busque pelos pedidos utilizando uma das opções de filtro abaixo e clique em buscar.

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Nessa tela é possível acessar os detalhes de cada pedido clicando no número do pedido ou exportar a lista de pedidos em excel.

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4. Tela Importação de Pedidos

Nessa tela é possível criar pedidos no TMS a partir de uma planilha. Aqui é possível criar pedidos pelos dados do pedido ou por volumes (cada uma dessas abas possui uma planilha modelo específica, com campos diferentes). Para acessar essa tela, basta seguir o seguinte caminho:

Menu Entregas -> Importação de pedidos

4.1 aba "pedidos":

Para importar uma planilha pela aba de pedidos, é necessário informar todos os dados relacionados a cada pedido (essa planilha possui mais campos do que a planilha de volume). Para importar uma planilha, basta arrastar a planilha e soltá-la na área destacada ou clicar na própria área para escolher o arquivo desejado.

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Para baixar o planilha modelo, clique na área destacada. Se o pedido já existir no TMS e você colocá-lo na planilha, a importação não ocorrerá e apresentará uma mensagem de erro. Nesse caso, se você quiser adicionar um ou mais volumes em um pedido existente, use a aba volumes.

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Ao final da tela é possível ver todas as planilhas importadas por esse modelo. Para atualizar a lista e o status da importação da planilha, basta clicar em atualizar lista.

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Para as importações com erro, baixe a planilha clicando em baixar arquivo e consulte as duas últimas colunas para saber qual foi o erro apresentado.

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4.2 aba "volumes":

Essa aba funciona para acrescentar volumes a pedidos já existentes no TMS. Para isso, baixe a planilha modelo, preencha o número do pedido e os dados do volume e da nota na planilha modelo e importe-a aqui.

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Ao final desta tela é possível ver todas as planilhas importadas por esse modelo e funciona exatamente do mesmo jeito que na aba de pedidos, explicada anteriormente.

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5. Tela Relatórios

Essa tela está relacionada aos pedidos e contém os relatórios nativos do TMS. Para acessar essa tela, basta seguir o seguinte caminho:

Menu Cotação -> Relatórios

Aqui é possível consultar relatórios sobre Cotação, sendo:

  • Relatório de Uso

  • Custo de Frete

  • Dashboard Performance da Cotação inteligente

5.1 Relatório de uso e relatório custo de frete:

Esses dois últimos relatórios não são exibidos na tela do TMS como os outros. Aqui, após preencher os campos disponíveis e clicar em gerar relatório, o excel do relatório será armazenado na tela meus arquivos > relatórios para que você faça o download dele por lá. O relatório custo de frete só carrega as informações dos pedidos que possuem o ID da cotação.

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5.1 Dashboard Performance da Cotação inteligente:

O modo de retorno da API permite configurar uma margem em R$ ou % para o frete cobrado, possibilitando a substituição do método de entrega mais barato por outro com um prazo menor, desde que respeite a configuração realizada. Essa otimização influencia diretamente os resultados das cotações e pode aprimorar o desempenho da sua operação.

O Relatório de Performance do frete Inteligente permite que você acompanhe os impactos das condições customizadas no modo de retorno da API. Este dashboard possibilita a análise detalhada dos resultados em SLA, Conversão de Cotações em Pedidos, Custo de Frete e Prazo de Entrega.


6. Tela Logs

Essa tela está relacionada aos logs dos pedidos. Para acessar essa tela, basta seguir o seguinte caminho:

Header> ícone de engrenagem > Logs

  • Logs da API: traz as informações das 10 últimas chamadas (com erro ou sem erro) feitas na nossa API, sendo possível filtrar as chamadas (requisições) feitas em nossa API por CEP, pelo ID da cotação, pelo número do pedido ou por hashcode (que é o código identificador de cada chamada). Aqui é possível consultar detalhes da requisição feita para a nossa API e a resposta da requisição, o que ajuda a entender e resolver alguns erros que podem acontecer.

  • Logs de Rastreamento: traz todas as informações sobre os status de rastreamento (também chamados de eventos). Aqui é possível filtrar os eventos pelo seu status e sub status (cada status possui sub status específico), pelo tipo de evento, pelo período e pelo tipo específico. Nesta tela só aparecerá os logs que são disponibilizados na nossa API. Se a transportadora não integrar com a nossa API, essa tela não carregará as informações referentes aos eventos dela.

  • Logs de Reversa: traz as informações relacionadas ao módulo de Entrega Reversa.


7. Tela Gerenciador de Arquivos

Essa tela é o FTP que a Intelipost utiliza para depositar os arquivos NOTFIS e para receber os arquivos OCOREN. Utilizando essa tela é possível conferir se os transportadores estão enviando os arquivos OCOREN ou não, assim como consultar se o NOTFIS foi gerado e enviado para o transportador.

  • FTP: Protocolo de Transferência de Arquivos. É o protocolo que utilizamos para a troca de arquivos entre Intelipost x transportador que utilizam a integração EDI.

  • NOTFIS: é o arquivo de coleta que é enviado para o transportador.

  • OCOREN: é o inverso do NOTFIS. Esse arquivo é enviado pelo transportador para a Intelipost com intuito de atualizar o status do pedido (comunicar se a entrega foi efetuada ou não, se houve alguma ocorrência, etc).

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Ao clicar em uma transportadora, teremos essas opções de arquivos a serem consultados:

  • CTE: arquivo de conhecimento de transporte eletrônico, que permite a documentação, para fins fiscais, da prestação do serviço de transporte de cargas. O documento tem validade jurídica graças a assinatura digital do emitente, cuja recepção e autorização de uso são controladas pelo Fisco. Esse arquivo é enviado pela transportadora

  • LOG: arquivo de log gerado caso ocorra algum problema com os outros arquivos desta transportadora

  • NOTFIS

  • OCOREN


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