Pré-requisito(s): acesso ao Painel Intelipost (TMS).
Ferramenta(s): TMS (https://www.intelipost.com.br/).
Este artigo abrange os seguintes tópicos:
Módulo Torre de Controle
O módulo Torre de Controle no Painel da Intelipost (TMS) está relacionado à criação, acompanhamento e gerenciamento dos seus pedidos. Para utilizar este módulo, você deverá ter contratado algum módulo que gere pedidos em sua conta como o módulo de Gestão de Despacho (denominado como Operação) ou o módulo de Entregas.
Para realizar o download dos arquivos gerados nas diversas telas deste módulo, vá até a opção meus arquivos no menu deste módulo e escolha uma das opções exemplificadas na imagem abaixo e clique em download. Utilize o campo criado em para identificar o arquivo correto.
1. Tela Histórico de Pedidos
Através dessa tela só é possível exportar a lista de pedidos para uma planilha (não é possível carregar as informações direto na tela). Aqui você pode buscar pelos pedidos por período de tempo, por transportadora e pelo status dos pedidos. Para isso, basta seguir o seguinte caminho:
Menu > Torre de controle > Histórico de pedidos
Na aba por filtro é possível exportar o histórico de pedidos através dos seguintes filtros:
Período de tempo: utilize esse campo para definir o período de tempo desejado para a consulta. Para cada relatório gerado por essa tela o período máximo é de 60 dias, porém você pode fazer intervalos de 60 dias em qualquer período de tempo. Por exemplo, se você quiser extrair as informações do ano de 2019 como um todo, você poderá extrair 6 relatórios dessa tela que contemplem todo esse período;
O segundo e o terceiro campo estão relacionados e servem apenas para definir em qual ordem de exibição dos pedidos na planilha gerada. Todas as opções de filtro do segundo campo são colunas da planilha gerada.
Na aba por status é possível filtrar o histórico de pedidos a ser exportado tanto por transportadora quanto por status do pedido, ou seja, só serão exibidos os pedidos da transportadora selecionada e com o status selecionado. Se você quiser exibir todos os pedidos, preencha esses dois campo com as opções da imagem (sem definir uma transportadora e um status específico).
2. Tela Consulta de Pedidos
Essa tela traz as mesmas informações que a tela histórico de pedidos, mas nessa tela é possível exibir o histórico de pedidos na tela além da possibilidade de exportá-lo em excel.
Como essa tela foi feita com o intuito de acompanhar a sua operação no dia a dia, ela não retorna as informações dos pedidos criados há mais de 60 dias. Se você desejar extrair as informações de pedidos mais antigos, utilize a tela histórico de pedidos e selecione o período de tempo desejado.
Nessa tela também temos mais opções de filtros disponíveis. Os campos do excel extraído desta tela são os mesmos campos do excel extraído pela tela histórico de pedidos. Para acessar essa tela, basta seguir o seguinte caminho:
Menu > Torre de controle > Consulta de pedidos
Nessa tela a consulta do histórico dos pedidos é carregada em tempo real, conforme os filtros desejados são aplicados. O campo de busca faz a busca por todas as colunas da tabela que irá ser carregada nessa tela, então você pode procurar por pedidos pelo nome do destinatário, número do pedido, número da nota fiscal, etc.
No campo filtros, as opções disponíveis serão as opções que constam nos pedidos existentes dentro do período de tempo selecionado.
Nessa tela é possível acessar os detalhes de cada pedido clicando no número do pedido ou exportar a lista de pedidos em excel.
3. Tela Busca por Lote
Essa tela parece com a tela consulta de pedidos, mas aqui é necessário informar o número do pedido, o código de rastreio ou o número da nota fiscal. Através dessa tela é possível consultar os detalhes do pedido clicando nele ou então exportar a lista de pedidos em excel. Para acessar esta tela, basta seguir o seguinte caminho:
Menu > Torre de controle > Busca por lote
Busque pelos pedidos utilizando uma das opções de filtro abaixo e clique em buscar.
Nessa tela é possível acessar os detalhes de cada pedido clicando no número do pedido ou exportar a lista de pedidos em excel.
4. Tela Importação de Pedidos
Nessa tela é possível criar pedidos no TMS a partir de uma planilha. Aqui é possível criar pedidos pelos dados do pedido ou por volumes (cada uma dessas abas possui uma planilha modelo específica, com campos diferentes). Para acessar essa tela, basta seguir o seguinte caminho:
Menu > Torre de controle > Importação de pedidos
4.1 aba "pedidos":
Para importar uma planilha pela aba de pedidos, é necessário informar todos os dados relacionados a cada pedido (essa planilha possui mais campos do que a planilha de volume). Para importar uma planilha, basta arrastar a planilha e soltá-la na área destacada ou clicar na própria área para escolher o arquivo desejado.
Para baixar o planilha modelo, clique na área destacada. Se o pedido já existir no TMS e você colocá-lo na planilha, a importação não ocorrerá e apresentará uma mensagem de erro. Nesse caso, se você quiser adicionar um ou mais volumes em um pedido existente, use a aba volumes.
Ao final da tela é possível ver todas as planilhas importadas por esse modelo. Para atualizar a lista e o status da importação da planilha, basta clicar em atualizar lista.
Para as importações com erro, baixe a planilha clicando em baixar arquivo e consulte as duas últimas colunas para saber qual foi o erro apresentado.
4.2 aba "volumes":
Essa aba funciona para acrescentar volumes a pedidos já existentes no TMS. Para isso, baixe a planilha modelo, preencha o número do pedido e os dados do volume e da nota na planilha modelo e importe-a aqui.
Ao final desta tela é possível ver todas as planilhas importadas por esse modelo e funciona exatamente do mesmo jeito que na aba de pedidos, explicada anteriormente.
5. Tela Relatórios
Essa tela está relacionada aos pedidos e contém os relatórios nativos do TMS. Para acessar essa tela, basta seguir o seguinte caminho:
Menu > Torre de controle > Relatórios
Aqui é possível consultar relatórios sobre entregas, sobre a performance das transportadoras, sobre os pedidos despachados, sobre o uso (quantos pedidos foram criados no mês por plataforma integrada, quantas cotações, etc) e sobre o custo de frete.
5.1 Relatórios "entregas":
Esse relatório traz informações apenas dos pedidos que constam como entregues no TMS. Aqui é possível filtrar os pedidos entregues com ou sem ocorrências ou também trazer todos os pedidos entregues.
O campo visão reflete apenas no gráfico gerado neste relatório. O campo tipo de período determinará qual a data a ser utilizada no campo período, por exemplo, se nesse campo escolhermos a opção data de criação e no campo período escolhemos 21/10/1010 - 22/10/2020, os pedidos que serão carregados neste relatório serão todos os pedidos criados nessas data e que já foram entregues. Agora se mantermos o mesmo período, mas mudarmos o campo tipo de período para a opção data de entrega, esse relatório irá mostrar todos os pedidos entregues nessas datas, independente da data prevista ou da sua data de criação.
Esse gráfico mostra os pedidos (em porcentagem) entregues no prazo (gráfico verde) e os pedidos entregues atrasados (gráfico vermelho). A data utilizada neste gráfico é a data escolhida no campo visão. Nesse gráfico, por exemplo, foi utilizada nesse campo a opção data-cliente, ou seja, esse gráfico está mostrando se os pedidos foram entregues ou não na data de entrega prevista pelo embarcador. Cada barra representa uma transportadora e, passando o mouse por cima de cada barra, é possível ver a porcentagem de pedidos atrasados ou entregues no prazo.
5.2 Relatórios "performance por transportadora":
Esse relatório mostra, de todos os pedidos do período selecionado e que foram entregues por cada transportadora integrada, qual foi a performance da transportadora em questão (se os pedidos foram entregues dentro ou fora do prazo, se teve alguma ocorrência e qual foi a ocorrência). Só é possível escolher uma transportadora por relatório gerado. O campo método de entrega não é obrigatório, então se você quiser que seja carregado todos os métodos de entrega da transportadora selecionada, não preencha esse campo. Aqui também é possível filtrar por todos os pedidos ou por pedidos com ou sem ocorrências. Os campos tipo de período e período funcionam do mesmo jeito que no relatório de entregas, anteriormente explicado, e esse relatório também só carrega os pedidos que já foram entregues.
Esse gráfico mostra os pedidos (em porcentagem) entregues no prazo (gráfico verde) e os pedidos entregues atrasados (gráfico vermelho). Todos os gráficos deste relatório se baseiam na data prevista de entrega da transportadora.
5.3 Relatórios "pedidos despachados":
Esse relatório mostra todos os pedidos que foram despachados no período de tempo selecionado (o pedido obrigatoriamente precisa ter o status despachado em seu histórico de eventos para que seja carregado neste relatório). O gráfico deste relatório mostra, para cada dia do período selecionado, quantos pedidos foram despachados e quais são as transportadoras. Quando passados o mouse em cima de uma data é possível ver quantos pedidos por transportadora foram despachados.
5.4 Relatório de uso e relatório custo de frete:
Esses dois últimos relatórios não são exibidos na tela do TMS como os outros. Aqui, após preencher os campos disponíveis e clicar em gerar relatório, o excel do relatório será armazenado na tela meus arquivos > relatórios para que você faça o download dele por lá. O relatório custo de frete só carrega as informações dos pedidos que possuem o ID da cotação.
6. Tela Logs
Essa tela está relacionada aos logs dos pedidos. Para acessar essa tela, basta seguir o seguinte caminho:
Menu > Torre de controle > Logs
Logs da API: traz as informações das 10 últimas chamadas (com erro ou sem erro) feitas na nossa API, sendo possível filtrar as chamadas (requisições) feitas em nossa API por CEP, pelo ID da cotação, pelo número do pedido ou por hashcode (que é o código identificador de cada chamada). Aqui é possível consultar detalhes da requisição feita para a nossa API e a resposta da requisição, o que ajuda a entender e resolver alguns erros que podem acontecer.
Logs de Rastreamento: traz todas as informações sobre os status de rastreamento (também chamados de eventos). Aqui é possível filtrar os eventos pelo seu status e sub status (cada status possui sub status específico), pelo tipo de evento, pelo período e pelo tipo específico. Nesta tela só aparecerá os logs que são disponibilizados na nossa API. Se a transportadora não integrar com a nossa API, essa tela não carregará as informações referentes aos eventos dela.
Logs de Reversa: traz as informações relacionadas ao módulo de Entrega Reversa.
7. Tela Gerenciador de Arquivos
Essa tela é o FTP que a Intelipost utiliza para depositar os arquivos NOTFIS e para receber os arquivos OCOREN. Utilizando essa tela é possível conferir se os transportadores estão enviando os arquivos OCOREN ou não, assim como consultar se o NOTFIS foi gerado e enviado para o transportador.
FTP: Protocolo de Transferência de Arquivos. É o protocolo que utilizamos para a troca de arquivos entre Intelipost x transportador que utilizam a integração EDI.
NOTFIS: é o arquivo de coleta que é enviado para o transportador.
OCOREN: é o inverso do NOTFIS. Esse arquivo é enviado pelo transportador para a Intelipost com intuito de atualizar o status do pedido (comunicar se a entrega foi efetuada ou não, se houve alguma ocorrência, etc).
Ao clicar em uma transportadora, teremos essas opções de arquivos a serem consultados:
CTE: arquivo de conhecimento de transporte eletrônico, que permite a documentação, para fins fiscais, da prestação do serviço de transporte de cargas. O documento tem validade jurídica graças a assinatura digital do emitente, cuja recepção e autorização de uso são controladas pelo Fisco. Esse arquivo é enviado pela transportadora
LOG: arquivo de log gerado caso ocorra algum problema com os outros arquivos desta transportadora
NOTFIS
OCOREN
8. Tela Relatórios Customizados
Essa tela está vinculada ao nosso módulo de Business Intelligence (BI). Segue abaixo uma breve explicação dos relatórios disponíveis neste módulo:
Acompanhamento diário: indica a quantidade, por dia, de pedidos em aberto, entregues no prazo e entregues atrasados.
Performance prazo: apresenta uma visão global da performance com foco no prazo.
Representatividade: visão global dos pedidos criados agrupados por status, regiões, transportadoras ou estados.
Performance ocorrência: apresenta uma visão global da performance com foco nas ocorrências dos pedidos.
Custo de frete: uma visão do custo e da receita dos fretes.
Status eventos: apresenta uma visão de quais pedidos estão sendo atualizados pela transportadora.
Prazo médio: um estudo sobre o prazo médio apresentado pelas transportadoras e comparação dos prazos reais praticados.
Relatórios customizados: painéis interativos personalizados de acordo com a sua necessidade.
9. Tela Meus Arquivos
Essa tela armazena os arquivos gerados nas outras telas deste módulo.