Em certos cenários, é crucial aplicar frete grátis apenas a produtos específicos, usando grupos de produtos como critério, por exemplo. No entanto, a configuração padrão muitas vezes não atende às necessidades. É possível configurar o frete grátis de duas maneiras: exigindo que todos os produtos no carrinho sejam elegíveis ou aplicando frete grátis a todos se apenas um produto for elegível.
Configurando para aplicar frete grátis apenas se todos os produtos do carrinho forem elegíveis, aumenta a chance de perder oportunidades valiosas de transformar cotações em pedidos. Do contrário, ao aplicar frete grátis para todos, há o dilema de ter que custear o frete de produtos não elegíveis quando o frete grátis é aplicado a itens que não deveriam receber essa promoção.
Para solucionar esse impasse, existe a ação de regra de frete "Frete proporcional para o mais barato". Com essa ação, o frete grátis é aplicado apenas aos produtos elegíveis no carrinho, enquanto o frete dos produtos não elegíveis é cobrado normalmente.
Calculamos o custo de envio individual de cada produto, subtraindo do total do custo de envio o valor dos produtos elegíveis para frete grátis. O resultado apresentado no frete exibido é apenas o custo dos produtos que não são elegíveis.
Como configurar uma regra de frete com a ação "Frete proporcional para o mais barato"?
Assim como as demais regras é necessário navegar até a página "Gerenciar regras de cotação", e configura-la com as condições que desejar conforme passo a passo:
Pelo menu lateral navegar até a página de "Gerenciar regras de cotação" em: "Cotação > Regras de Cotação"
Neste momento basta clicar em "Adicionar nova regra", "Clonar" para reaproveitar de uma regra configurada ou em "Editar" para alterar uma regra já existente.
Agora, selecione a ação "Frete proporcional para o mais barato"
Por fim, selecione e configure todas as condições* que desejar para funcionar como gatilho para aquela regra e clique no botão "Salvar"
* Por tratar-se de uma regra que funciona através da identificação dos produtos elegíveis a promoção de frete grátis, é muito importante que nas condições da regra, possua ao menos um grupo de produto, caso contrário não será possível finalizar com a configuração.
Como é feito o cálculo para aplicação do frete grátis apenas nos produtos elegíveis?
É seguido todo o fluxo do cálculo da cotação, incluindo todos os produtos daquele carrinho de compra, em seguida identificamos quais produtos são elegíveis para o frete grátis e é calculado o custo de envio individual de cada produto sob o valor total de envio daquele carrinho de compra, através da seguinte fórmula:
Custo de envio individual = Custo de envio total * ((Peso físico individual * Quantidade individual) / Peso físico total)
Agora, conhecendo o custo individual de cada produto, é possível subtrair do custo de envio total daquele carrinho de compras, apenas o custo individual daqueles produtos com o frete grátis. Exemplo de carrinho de compra com a aplicação do cálculo:
Produto | Peso físico | Quantidade | Custo individual |
Mouse * | 1 kg | 1 | R$ 1,89 |
Teclado | 2 kg | 1 | R$ 3,79 |
Cadeira de escritório | 16 kg | 1 | R$ 30,32 |
Considerando que o "Mouse" é o produto que possui a elegibilidade para o frete grátis e o custo de envio total de todos esses produtos é R$ 36,00, teremos os seguintes cálculos para o custo individual:
Cálculo para custo individual do Mouse:
R$ 36,00 * ((1 kg * 1) / 19 kg) = R$ 1,89
Cálculo para custo individual do Teclado:
R$ 36,00 * ((2 kg * 1) / 19 kg) = R$ 3,79
Cálculo para custo individual da Cadeira de escritório:
R$ 36,00 * ((16 kg * 1) / 19 kg) = R$ 30,32
Agora, conhecendo o custo individual de cada produto, é realizado a subtração daqueles produtos elegíveis, no nosso exemplo é apenas o Mouse: R$ 36,00 - R$ 1,89 = R$ 34,11
. Como consequência o frete exibido para o consumidor final será o de R$ 34,11.
É importante ressaltar que essa ação de regra de frete é ajusta o valor apresentado para o método mais barato, comparando todos os métodos elegíveis naquela região, excluindo aqueles removidos por uma outra regra de prioridade superior.
Ao adotar essa abordagem mais precisa, não apenas melhoramos a experiência do consumidor final, mas também otimizamos os custos operacionais, garantindo que o frete grátis seja uma estratégia promocional verdadeiramente eficaz para produtos específicos, sem perder oportunidades de venda ou incorrer em despesas excessivas.