Na tela de Modos de retorno da API, você pode configurar como deseja que os métodos de frete sejam apresentados no seu menu de frete. Um dos recursos disponíveis é o uso do Frete Inteligente, que permite você adicionar uma margem aceitável para a exibição do frete ao consumidor final.
Existem várias opções para determinar o ordenamento em que é apresentado as opções de frete ou até um filtro, mostrando para o consumidor apenas a opção de frete X ao invés de Y, por exemplo. Uma dessas opções é a ordenação por custo de envio, destacando a alternativa com o custo mais vantajoso.
Em um cenário hipotético com quatro opções de frete, a escolha recairia sobre a "Transportadora B", considerando um filtro que exibe apenas a transportadora com o melhor custo de envio e a seguinte relação:
Transportadora | Custo de envio | Prazo |
Transportadora A | R$ 10,00 | 5 |
Transportadora B | R$ 8,70 | 9 |
Transportadora C | R$ 9,00 | 3 |
Transportadora D | R$ 13,00 | 7 |
Entretanto, ao aprofundarmos nossa análise, notamos que a "Transportadora C" apresenta um custo apenas R$ 0,30 centavos mais caro, mas com um prazo de entrega significativamente mais atrativo para o consumidor. Assim, seria prudente considerar essa opção como a escolhida para ser exibida ao cliente.
Tipos de opções inteligentes disponíveis
Frete Inteligente - Priorização de prazo:
Exibimos o método de frete mais barato, mas, se houver um método com prazo menor, e o valor adicional não ultrapassar o limite configurado (ex: até R$ Z mais caro), esse método mais rápido será priorizado e exibido para o consumidor final.
Exemplo:
É possível configurar a lógica para considerar apenas métodos com diferença máxima de R$ 1,00 ou até 10% mais caros que o mais econômico.
Retomando o exemplo anterior: com um limite de R$ 1,00, o consumidor visualizaria agora a Transportadora C, que oferece um prazo mais rápido e permanece dentro da margem de preço definida. Já com um limite de 10%, o mesmo método da Transportadora C também poderia ser exibido, desde que o custo adicional não ultrapasse esse percentual.
Frete Inteligente - Priorização de preço:
Exibimos o método com melhor prazo, mas se houver outro método com prazo até X dias pior e que gere uma economia de pelo menos R$ Y, esse segundo método passa a ser exibido para o consumidor.
Exemplo:
Se o método mais rápido tem prazo de 2 dias e custa R$ 30, mas há outro com prazo de 4 dias e custo de R$ 19, e a configuração está em até 2 dias de diferença e economia mínima de R$ 10, então o método mais econômico será exibido.
OBS: Vale reforçar que os valores de prazo e preço são apenas exemplos, você pode ajustá-los de acordo com sua estratégia de frete.
Como configurar no "Modos de retorno da API"?
1. Navegue pelo menu lateral em "Cotação > Configuração > Modos de retorno da API".
2. Agora, vá até a aba "Condições customizadas" e clique no botão "Adicionar método". Adicione quantos forem necessários.
3. Preencha a descrição desejada para aquele método, na condição, escolha a opção "Frete Inteligente- Priorização de prazo" ou "Frete Inteligente- priorização de custo" e defina qual é o tipo de método para aquela opção de frete.
4. Em caso de Frete Inteligente- Priorização de prazo, escolha se deseja configurar pelo preço em reais, ou em percentual e defina a diferença máxima entre o custo de envio da transportadora mais barata.
Em caso de Frete Inteligente- priorização de custo, escolha se deseja configurar pelo prazo máximo a ser incrementado, custo mínimo a ser reduzido em R$ ou custo custo mínimo a ser reduzido em %
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