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Como funciona o "Frete inteligente" no Modo de Retorno da API

Otimize as opções de frete para o consumidor, apresente a transportadora com o melhor custo de envio, porém com o melhor prazo de entrega.

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Escrito por Flavia da Silva Santos
Atualizado há mais de uma semana

Na tela de Modos de retorno da API, você pode configurar como deseja que os métodos de frete sejam apresentados no seu menu de frete. Um dos recursos disponíveis é o uso do Frete Inteligente, que permite você adicionar uma margem aceitável para a exibição do frete ao consumidor final.

Existem várias opções para determinar o ordenamento em que é apresentado as opções de frete ou até um filtro, mostrando para o consumidor apenas a opção de frete X ao invés de Y, por exemplo. Uma dessas opções é a ordenação por custo de envio, destacando a alternativa com o custo mais vantajoso.

Em um cenário hipotético com quatro opções de frete, a escolha recairia sobre a "Transportadora B", considerando um filtro que exibe apenas a transportadora com o melhor custo de envio e a seguinte relação:

Transportadora

Custo de envio

Prazo

Transportadora A

R$ 10,00

5

Transportadora B

R$ 8,70

9

Transportadora C

R$ 9,00

3

Transportadora D

R$ 13,00

7

Entretanto, ao aprofundarmos nossa análise, notamos que a "Transportadora C" apresenta um custo apenas R$ 0,30 centavos mais caro, mas com um prazo de entrega significativamente mais atrativo para o consumidor. Assim, seria prudente considerar essa opção como a escolhida para ser exibida ao cliente.

Tipos de opções inteligentes disponíveis

  • Frete Inteligente - Priorização de prazo:

    • Exibimos o método de frete mais barato, mas, se houver um método com prazo menor, e o valor adicional não ultrapassar o limite configurado (ex: até R$ Z mais caro), esse método mais rápido será priorizado e exibido para o consumidor final.

    • Exemplo:

      • É possível configurar a lógica para considerar apenas métodos com diferença máxima de R$ 1,00 ou até 10% mais caros que o mais econômico.

      • Retomando o exemplo anterior: com um limite de R$ 1,00, o consumidor visualizaria agora a Transportadora C, que oferece um prazo mais rápido e permanece dentro da margem de preço definida. Já com um limite de 10%, o mesmo método da Transportadora C também poderia ser exibido, desde que o custo adicional não ultrapasse esse percentual.

  • Frete Inteligente - Priorização de preço:

    • Exibimos o método com melhor prazo, mas se houver outro método com prazo até X dias pior e que gere uma economia de pelo menos R$ Y, esse segundo método passa a ser exibido para o consumidor.

    • Exemplo:

      • Se o método mais rápido tem prazo de 2 dias e custa R$ 30, mas há outro com prazo de 4 dias e custo de R$ 19, e a configuração está em até 2 dias de diferença e economia mínima de R$ 10, então o método mais econômico será exibido.

OBS: Vale reforçar que os valores de prazo e preço são apenas exemplos, você pode ajustá-los de acordo com sua estratégia de frete.

Como configurar no "Modos de retorno da API"?

1. Navegue pelo menu lateral em "Cotação > Configuração > Modos de retorno da API".

2. Agora, vá até a aba "Condições customizadas" e clique no botão "Adicionar método". Adicione quantos forem necessários.

3. Preencha a descrição desejada para aquele método, na condição, escolha a opção "Frete Inteligente- Priorização de prazo" ou "Frete Inteligente- priorização de custo" e defina qual é o tipo de método para aquela opção de frete.

4. Em caso de Frete Inteligente- Priorização de prazo, escolha se deseja configurar pelo preço em reais, ou em percentual e defina a diferença máxima entre o custo de envio da transportadora mais barata.

Em caso de Frete Inteligente- priorização de custo, escolha se deseja configurar pelo prazo máximo a ser incrementado, custo mínimo a ser reduzido em R$ ou custo custo mínimo a ser reduzido em %


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