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Como funciona o "Frete inteligente" no Modo de Retorno da API

Otimize as opções de frete para o consumidor, apresente a transportadora com o melhor custo de envio, porém com o melhor prazo de entrega.

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Escrito por Flavia da Silva Santos
Atualizado há mais de 3 semanas

Na tela de Modos de retorno da API, você pode configurar como deseja que os métodos de frete sejam apresentados no seu menu de frete. Um dos recursos disponíveis é o uso do Frete Inteligente, que permite você adicionar uma margem aceitável para a exibição do frete ao consumidor final.

Existem várias opções para determinar o ordenamento em que é apresentado as opções de frete ou até um filtro, mostrando para o consumidor apenas a opção de frete X ao invés de Y, por exemplo. Uma dessas opções é a ordenação por custo de envio, destacando a alternativa com o custo mais vantajoso.

Em um cenário hipotético com quatro opções de frete, a escolha recairia sobre a "Transportadora B", considerando um filtro que exibe apenas a transportadora com o melhor custo de envio e a seguinte relação:

Transportadora

Custo de envio

Prazo

Transportadora A

R$ 10,00

5

Transportadora B

R$ 8,70

9

Transportadora C

R$ 9,00

3

Transportadora D

R$ 13,00

7

Entretanto, ao aprofundarmos nossa análise, notamos que a "Transportadora C" apresenta um custo apenas R$ 0,30 centavos mais caro, mas com um prazo de entrega significativamente mais atrativo para o consumidor. Assim, seria prudente considerar essa opção como a escolhida para ser exibida ao cliente.

Tipos de opções inteligentes disponíveis

  • Frete Inteligente - Priorização de prazo:

    • Exibimos o método de frete mais barato, mas, se houver um método com prazo menor, e o valor adicional não ultrapassar o limite configurado (ex: até R$ Z mais caro), esse método mais rápido será priorizado e exibido para o consumidor final.

    • Exemplo:

      • É possível configurar a lógica para considerar apenas métodos com diferença máxima de R$ 1,00 ou até 10% mais caros que o mais econômico.

      • Retomando o exemplo anterior: com um limite de R$ 1,00, o consumidor visualizaria agora a Transportadora C, que oferece um prazo mais rápido e permanece dentro da margem de preço definida. Já com um limite de 10%, o mesmo método da Transportadora C também poderia ser exibido, desde que o custo adicional não ultrapasse esse percentual.

  • Frete Inteligente - Priorização de preço:

    • Exibimos o método com melhor prazo, mas se houver outro método com prazo até X dias pior e que gere uma economia de pelo menos R$ Y, esse segundo método passa a ser exibido para o consumidor.

    • Exemplo:

      • Se o método mais rápido tem prazo de 2 dias e custa R$ 30, mas há outro com prazo de 4 dias e custo de R$ 19, e a configuração está em até 2 dias de diferença e economia mínima de R$ 10, então o método mais econômico será exibido.

OBS: Vale reforçar que os valores de prazo e preço são apenas exemplos, você pode ajustá-los de acordo com sua estratégia de frete.

Como configurar no "Modos de retorno da API"?

1. Navegue pelo menu lateral em "Cotação > Configuração > Modos de retorno da API".

2. Agora, vá até a aba "Condições customizadas" e clique no botão "Adicionar método". Adicione quantos forem necessários.

3. Preencha a descrição desejada para aquele método, na condição, escolha a opção "Frete Inteligente- Priorização de prazo" ou "Frete Inteligente- priorização de custo" e defina qual é o tipo de método para aquela opção de frete.

4. Em caso de Frete Inteligente- Priorização de prazo, escolha se deseja configurar pelo preço em reais, ou em percentual e defina a diferença máxima entre o custo de envio da transportadora mais barata.

Em caso de Frete Inteligente- priorização de custo, escolha se deseja configurar pelo prazo máximo a ser incrementado, custo mínimo a ser reduzido em R$ ou custo custo mínimo a ser reduzido em %


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