A conciliação de faturas dentro do módulo de auditoria de frete permite a automatização da auditoria de todas as suas faturas de frete recebidas das transportadoras. Com essa funcionalidade, você pode garantir que todas as cobranças sejam verificadas e conciliadas de maneira eficiente e precisa.
Para isso, é necessário:
Inicie criando um modelo de fatura que será utilizado para a auditoria. Esse modelo definirá os parâmetros e formatos que as faturas devem seguir.
Após criar o modelo de fatura, o próximo passo é adicionar as novas faturas recebidas das transportadoras no sistema de auditoria de frete.
Entenda como no passo a passo a seguir:
Acesse a tela de faturas por meio do menu Conciliação de Frete> Faturas.
Ao acessar você terá uma visualização da tela com uma lista de todas as suas faturas já cadastradas, divididas por cada transportadora. Dentro dessa tela é possível identificar algumas métricas, como:
Número de faturas.
Valor total das faturas.
Total de pedidos.
Faturas com divergência.
Valor total da divergência.
Para acessar o detalhamento da fatura clique na transportadora em que deseja realizar a conciliação da fatura, após você terá acesso a todas as faturas cadastradas daquela transportadora. Você conseguirá filtrar por "data de vencimento" ou "data de criação" e o centro de distribuição.
Dentro do detalhamento da fatura é possivel visualizar:
Vencimento
Competência
Total de pedidos
Pedidos com divergências fora da margem
Pedidos com divergências dentro da margem
Valor da fatura
Valor da divergência da fatura
Valor cobrado a mais
Pedidos com duplicidade
Como ações é possivel realizar:
Reenvio da fatura: permite adicionar uma nova fatura específica na plataforma, caso haja necessidade de uma revisão ou atualização, substituindo a atual.
Exportar pedidos com divergência: permite que você exporte uma lista de pedidos onde possuem divergências entre o valor cobrado e o valor do TMS.
Exportar todos os pedidos: permite que você exporte todos os pedidos que contêm aquela fatura.
Os arquivos exportados podem ser consultados em “Meus Arquivos”
Com essa funcionalidade, você terá maior controle e transparência sobre as suas despesas de frete, facilitando a gestão financeira da sua empresa.